Por que as formigas se cumprimentam?

As formigas se cheiram como forma de comunicação e reconhecimento.

Você já parou para observar o comportamento das formigas? Esses seres tão pequenos têm alguns comportamentos que surpreendem. São trabalhadoras, organizadas e disciplinadas, conseguem carregar folhas e gravetos muito maiores e mais pesados que seu próprio corpo, além de terem uma forma interessante de comunicação. Assim como como a sociedade das abelhas, elas são organizadas por tarefas, existindo as obreiras, os soldados, as operárias e a rainha.

Quando estão trilhando seu caminho e encontram outras formigas, elas costumam parar e se comunicar com a formiga que encontrou. Aos nossos olhos, parece que elas fazem essa pequena pausa para se cumprimentarem. Porém, na verdade, elas estão se comunicando.

Através das estruturas glandulares, as formigas produzem uma substancia química chamada feromônio, que é depositada pelo caminho onde elas passam a fim de marcar seu trilho, para fins de localização e para o recrutamento de formigas soldado em momentos de perigo.

A pausa que elas fazem, na verdade é uma “cheirada” e não um cumprimento. Isso serve para reconhecer sua companheira de ninho. Elas fazem esse reconhecimento através do cheiro. Para captar o cheiro, elas tocam suas antenas, que é o órgão sensorial das formigas. Quando um indivíduo não é reconhecido, significa que ele é um intruso e pode ameaçar o formigueiro, por isso é tão importante que as formigas façam esse reconhecimento entre si, como forma de proteção.

Nesse momento, também é possível identificar se a formiga está doente, se foi contaminada por alguma bactéria ou parasita. Quando algum desses casos acontece, ela libera um feromônio diferente, que é percebido pelas demais formigas. Então, essa formiga doente é expulsa do formigueiro e acaba morrendo por não conseguir sobreviver sozinha fora de sua colônia, pois são seres extremamente sociáveis.

Os formigueiros são como um forte. Nele, não são aceitos intrusos e nem mesmo formigas de outras colônias. Somente formigas nascidas naquele formigueiro conseguem entrar em seu interior ou se aproximar.

Foto: Reprodução InternetFormigas

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais