Por que as crianças gostam de assistir várias vezes o mesmo desenho?

Repetir muitas vezes o mesmo desenho animado ou filme é algo comum na vida das crianças e que acontece pelo processo de aprendizagem.

As crianças possuem algumas manias curiosas, estranhas e as vezes até irritantes. Uma delas é a vontade de assistir várias vezes ao mesmo desenho animado ou filme. Muitas mães já devem ter se perguntando “por que meu filho sempre assiste as mesmas coisas?”. E, hoje, o Dr. Curioso irá explicar o motivo.

De acordo com Rebecca Parlakian, diretora-sênior de programas da Zero to Three, isso acontece porque é a forma como as crianças aprendem e consolidam uma informação. Para aprenderem algo novo, elas precisam da repetição. Cada vez que assistem a um desenho, elas gravam em sua memória algo diferente.

Aprenda também: Por que os bebês babam tanto?

Essa “regra” não se aplica somente aos desenhos animados e filmes. Ela também serve para brincadeiras repetidas inúmeras vezes e quando as crianças pedem para que determinada ação seja repetida. Além do aprendizado, a repetição ainda faz com que meninos e meninas entre dois e quatro anos possam sentir novamente algumas sensações que consideraram agradável em momentos anteriores.

Apesar da repetição ser algo chato e cansativo para os adultos, ela possui uma grande importância para as crianças. Por isso, profissionais recomendam que os pais não repreendam os filhos quando quiserem realizar uma mesma atividade diversas vezes. Pelo contrário, a participação e incentivo por parte dos familiares cria momentos de afeto e colaboram para a ampliação do repertório de conhecimento.

Rebecca Parlakian ainda destaca que é importante limitar o tempo em que as crianças ficam em frente a tela da tv, mas que, para reforçar o que as crianças assistiram, é possível realizar outras atividades envolvendo o desenho ou filme, mas “na vida real”.

Foto: Reprodução InternetCrianças gostam de assistir ao mesmo desenho animado várias vezes.
Crianças gostam de assistir ao mesmo desenho animado várias vezes.

“Vamos contar os números junto com o personagem?' ou então 'Como você acha que o personagem se sentiu naquele momento?'. Outra ideia é, depois de assistir, desligar a TV e fazer um jogo com base no desenho. Com isso, você transfere o que está na tela para a vida real, algo que normalmente não acontece com crianças pequenas se elas meramente assistirem ao desenho", explica a especialista.

Apesar da repetição ser uma característica muito mais forte nas crianças, não é incomum acharmos adolescentes e adultos que também gostam de assistir ao mesmo filme várias vezes ou ler um livro que já foi lido anteriormente. Isso acontece porque a previsibilidade causa uma boa sensação, nos trazendo conforto.

Descubra: Como o cubo mágico foi criado e qual a forma de resolvê-lo?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais