Por que as abelhas são tão importantes para os seres vivos?

Como esses pequenos insetos contribuem para nossa vida? Descubra!

As abelhas são insetos pequenos, mas que possuem uma importância para a natureza e para o homem muito maiores que seu tamanho. Porém, as pessoas não estão exatamente preocupadas em preservá-las, visto que a população de abelhas vem diminuindo consideravelmente em todo o mundo, principalmente na Europa e nos EUA, por causas naturais e também pelo uso de agrotóxicos.

Porém, é preciso que as pessoas comecem a ver as abelhas de maneira diferente. De acordo com o cientista Albert Einstein, extinguindo as abelhas da face da Terra, os humanos sumiriam do planeta em cerca de quatro anos.

Foto: Reprodução InternetAbelha

As abelhas são as principais responsáveis pela polinização das plantas do mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, de 70% das frutas, vegetais e demais alimentos naturais que consumimos todos os dias só existem por causa do trabalho desse pequeno inseto. O motivo? Elas são responsáveis pelo processo de polinização. Sem esse processo, as plantas simplesmente não produzem sementes e nem frutos. E quando falamos em plantas de matas e florestas, elas são responsáveis por 85% da polinização.

Mas, o que é a polinização? É o processo de transporte de pólen de uma flor para a outra, o que faz com que as flores sejam fecundadas, possibilitando então o desenvolvimento de sementes e frutas.

Sem as abelhas e sem a polinização, a quantia de alimentos diminuirá em todo o mundo. Nós, seres humanos, não iremos ter alimentos de origem vegetal e, consequentemente, também não teremos produtos de origem animal. Afinal, sem as plantas, como os animais irão se alimentar?

Se os animais não se alimentam, obviamente, eles morrem. Isso significa que ficamos sem carne, leite, ovos e seus demais derivados. Sem as abelhas, os únicos alimentos que teríamos são o milho, o arroz e o trigo, pois a polinização dessas plantas acontece através do vento.

Foto: Reprodução InternetAbelha

Além de servirem para alimentação, diversas plantas são usadas na fabricação de biocombustíveis e remédios, além de serem muito importantes para o ecossistema, como por exemplo, na preservação e proteção dos recursos hídricos. As roupas também precisariam ser modificadas, visto que a produção de algodão seria escassa e não seria suficiente para produzir tantas peças como são necessárias.

As abelhas não são exclusivamente os únicos insetos responsáveis pelo processo de polinização, porém, a grande maioria é feita por elas por alguns motivos. Elas são os insetos mais rápidos e conseguem voar em ziguezague, além disso, por suas colônias ficarem instaladas em um local fixo, elas conseguem perceber e memorizar qual o melhor horário e local para a captação do pólen das flores.

Veja também: Borboletas exóticas e raras encontradas no mundo

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais