Por que alguns tipos de cabelo ficam oleosos rapidamente?

Descubra o motivo da oleosidade excessiva e saiba como evitá-la.

Ah, os cabelos! São os queridinhos da grande maioria das mulheres, e também de muitos homens. Um cabelo bonito e bem cuidado é sinal de orgulho pra muitas pessoas. Quanto mais brilhante, macio e cheiroso estiver, melhor! E não importa se os cabelos são loiros, ruivos, castanhos, pretos, lisos ou cacheados, o importante é estarem lindos e bem tratados para melhorarem a autoestima das pessoas.

Porém, alguns tipos de cabelo ficam oleosos rapidamente. Essa oleosidade deixa o cabelo com uma aparência pesada, como se estivesse sujo, e muitas vezes a verdade é que ele foi lavado há poucas horas. Qual o motivo dessa oleosidade toda?

A oleosidade é causada pela grande quantidade de sebo produzido pelas glândulas sebáceas. Essas glândulas servem para proteger a pele, prevenindo que tanto ela quanto os pelos se tornem secos e quebradiços. Mas, às vezes, ela produz sebo em quantidade exagerada. Essa grande quantia pode ser causada por alguns fatores:

Lavar o cabelo todos os dias: Sim, por incrível que pareça, esse é um dos motivos para o cabelo ficar oleoso, apesar de parecer contraditório. Essa limpeza excessiva causa o mesmo efeito que ficar vários dias sem higienizar o cabelo.

Shampoo errado: Se você usa um shampoo que não combina com seu tipo de cabelo, o problema pode ser esse. Dê preferência para os shampoos sem sal e que tenham a função de reduzir a oleosidade. Outra dica é passar o shampoo no cabelo duas vezes em cada lavagem.

Uso do condicionador: Aplicar o condicionador no couro cabeludo é um dos erros mais comuns e que mais aumentam a oleosidade. Além disso, ainda colaboram para o surgimento de caspas. Quando utilizar o condicionador, o aplique somente nas pontas e comprimento do cabelo, e não o deixe por mais de três minutos.

Foto: Reprodução Internetcabelos oleosos

Outros fatores que podem colaborar com a produção do sebo em excesso são: lavar o cabelo com água quente demais, utilizar o secador de cabelo com ar quente próximo do couro cabeludo, passar a mão nos cabelos demasiadamente, ficar longos períodos sem hidratar o cabelo.

Além de deixarem o cabelo oleoso, a produção excessiva de sebo é a responsável pela oleosidade da pele, que quando está oleosa demais, fica propensa ao surgimento de cravos e espinhas.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais