Por que algumas pessoas da Europa usavam peruca branca?

Esse costume surgiu no século 14, com o rei francês Dom Luís.

Com toda certeza, você já viu em algum livro de história ou em filmes pessoas usando uma peruca branca. Na Europa, esse costume era muito popular na Europa nos séculos 17 e 18 entre os aristocratas.

O motivo desse hábito não é muito surpreendente. A peruca branca era utilizada pelo mesmo motivo que se usa atualmente: esconder a queda de cabelo. Naquela época a calvície podia estragar a reputação de qualquer pessoa! Esse costume surgiu no século 14, com o rei francês Dom Luís. Os demais nobres gostaram de sua ideia e passaram a fazer uso do acessório também. A partir de então, ela passou a ser um símbolo dos ricos, representando status e prestígio e servindo para fazer a distinção entre as classes sociais.

Foto: Reprodução InternetA peruca branca era usada pela nobreza.
A peruca branca era usada pela nobreza.

Porém, essa nova moda era bastante nojenta, pois os cabelos postiços (na maioria das vezes feitos de crina de cavalo ou pelos de cabras) eram o local ideal para a proliferação de ratos, baratas e outros tipos de bichos. E, para piorar a situação, talco e farinha de trigo eram espalhados sobre as perucas, numa tentativa de imitar o cabelo branco dos idosos e também amenizar o cheiro ruim que se acumulava nelas.

No final do século 18, a peruca deixou de ser usada, visto que a Revolução Francesa decretou o fim de vários costumes da nobreza. Porém, até poucos anos atrás, ela ainda era utilizada no Reino Unido, mas apenas por advogados e juízes.

Antes da peruca branca, perucas feitas com fibra de papiro já eram utilizadas pelos povos egípcios para esconder as cabeças raspadas, principalmente no caso das mulheres. Naquela época, epidemias de piolhos era algo razoavelmente comum, então todos precisavam ter o cabelo cortado. Neste contexto, todas as classes sociais faziam uso do adorno, visto que sair na rua sem ele era, de certa forma, desconfortável.

Descubra também: Por que os ministros do STF usam capa, como os super-heróis?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais