Por que a Torre de Pisa é inclinada?

Descubra o motivo da peculiaridade desse ponto turístico.

Ela é um dos pontos turísticos mais famosos e belos da Itália. Um dos motivos de sua fama toda é uma característica bastante inusitada para uma torre: ela é inclinada. Estamos falando da Torre de Pisa. Se você acredita que ela foi construída para ser torta propositalmente, saiba que você está enganado. A inclinação da torre ocorreu “sem querer”.

A torre foi projetada para abrigar o sino da catedral de Pisa, no norte da Itália. Sua construção foi iniciada em 1173, em um terreno de areia e argila, considerado um terreno esponjoso. Não é preciso ser nenhum engenheiro para saber que esse tipo de solo não é o melhor e mais indicado para grandes construções. Porém, aparentemente, o engenheiro do projeto, Bonnano Pisano, não sabia disso.

Quando a construção estava no terceiro andar, já era possível notar uma pequena inclinação na torre, resultado do fundamento feito no terreno. Tentando compensar essa inclinação, Pisano decidiu que mais cinco andares fossem construídos, em uma tentativa de “fazer a torre voltar para o lugar”. Mas, a situação só piorou. Com o peso, a construção afundou mais ainda.

A construção da torre terminou na segunda metade do século XIV, e desde então foram feitas muitas tentativas de “arrumar” a torre, todas sem sucesso. Em 1990, as visitações a torre foram fechadas, pois corria o risco de a construção desabar, por a cada ano que passava, ela inclinava-se cerca de 1,2 milímetros.

Em 1997, um trabalho visando salvar a construção foi iniciado. Depois de muito planejamento, uma possível solução para o problema foi encontrado: tirar, aos poucos, terra do lado inclinado e então reforçar o fundamento usando placas de chumbo. A obra terminou em junho de 2001 e custou 25 milhões de dólares. Apesar dos gastos, a medida foi eficiente. A inclinação da torre foi reduzida em 40 centímetros e ela foi reaberta ao público em dezembro de 2001, para a felicidade dos turistas.

Apesar dos problemas na construção da torre e de seu resultado torto, hoje esse descuido dos engenheiros é uma vantagem para a torre. Provavelmente, se ela fosse reta, como uma torre normal, ela não faria tanto sucesso e nem renderia fotos tão criativas, não é mesmo?!

Foto: Reprodução InternetTorre de Pisa
Foto: Reprodução InternetTorre de Pisa

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais