Por que a minhoca está entre os animais mais importantes do planeta?

Essa espécie é tão importante que o naturalista Charles Darwin dedicou muitos anos de sua vida a estudando.

Se você mora na área rural de uma cidade, talvez você já tenha visto muitas minhocas em sua vida. Elas estão muito longe da lista de animais mais fofos do mundo e boa parte das pessoas tem nojo delas. O que muita gente não sabe é que sem elas, a vida do planeta (e consequentemente, a nossa) seria muito mais complicada.

As minhocas são tão importantes que Christopher Lloyd, pesquisador da Universidade de Cambridge, colocou a espécie no topo de seu ranking de “espécies que mudaram o mundo”.

Antes disso, há muitos anos atrás, o naturalista Charles Darwin já havia dedicado alguns anos de sua vida estudando a espécie e destacou a importância da mesma em sua publicação “The formation of vegetable mould, through the action of worms” (“A formação do solo enriquecido com matéria orgânica, por meio da ação das minhocas”, em português).

O motivo para elas serem tão importante, de forma bem simples e resumida, é que elas tornam a terra fértil. E, como todos sabem, para a produção de alimentos é necessário que a terra possua essa qualidade: fertilidade.

Elas tornam a terra boa para o plantio pois, constantemente, reciclam matéria orgânica. Elas passam o dia se alimentando e seus excrementos são altamente nutritivos para o solo, formando uma espécie de fertilizante natural, que é bem mais poderoso que os industrializados.

Foto: Reprodução InternetMinhocas
As minhocas proporcionam diversos benefícios para o solo e são estudadas há muitos anos.

Por estarem em movimento o tempo todo, as minhocas ainda fazem o arejamento e mistura da terra, deixando o solo fofinho e distribuindo os nutrientes por toda a terra. Além disso ser bom para a agricultura, essa pequena ação ajuda a prevenir inundações, pois o solo absorve uma maior quantidade de água, e também evita a erosão do solo.

O trabalho que as minhocas fazem no solo ainda traz outro benefício: ajuda na recuperação de terras afetadas pela mineração e outras ações do homem. Elas também são utilizadas na restauração dos solos degradados nos trópicos. Apesar de serem muito benéficas para a terra, elas são bastante sensíveis aos metais pesados e pesticidas, e isso as transforma em um “termômetro do solo”. Quando a qualidade de vida das minhocas está afetada, significa que a terra está com alto nível de poluição ou esgotada, precisando passar por um período de recuperação.

Além de fazer todo esse importante trabalho no solo, as minhocas ainda são uma importante fonte de alimento para muitas espécies de animais, principalmente os pássaros. Elas são ricas em proteína e muito apreciadas por seus predadores. Não é à toa que muita gente as minhoquinhas como isca para pesca!

Saiba também: Por que as formigas se cumprimentam?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais