Por que a Holanda é considerada o país do futuro?

Os investimentos tecnológicos e preocupação ambiental são os principais fatores que levam a Holanda a ser um país futurista.
Foto: Reprodução Internetholanda
 

Também conhecida como “Países Baixos”, a Holanda é um país europeu com características bem peculiares. Integrando a lista de “países mais felizes do mundo”, segundo a BBC, ela se destaca por sua rica cultura, sendo lembrada por seus moinhos de vento, planícies, castelos, locais charmosos, seus grandes campos de tulipas, Vang Gogh, etc.

Porém, a Holanda não é somente história e passado. Ela se preocupa com o futuro, se preocupando com a qualidade de vida de seus habitantes e, com isso, sendo considerada como país do futuro. Os motivos para tal consideração são variados. Veja agora cinco motivos que fazem ter esse título:

Ciclismo

Andar de bicicleta traz benefícios para a saúde, tanto das pessoas quanto do planeta. A Holanda é o único país do mundo com mais bicicletas do que habitantes. Desde a década de 70 acontecem investimentos tanto na estrutura e na educação no trânsito quanto na legislação, transformando o país em um dos melhores para se pedalar. Quanto mais as pessoas andarem de bicicleta, menos andarão de carro, e com isso, quem mais agradece é o meio ambiente.

Foto: Reprodução Internetholanda
 

Pista inteligente

Em 2014, uma pista exclusiva para ciclistas foi construída e ela funciona usando exclusivamente a energia solar. O calor que a pista recebe é transformado em energia e serve para manter semáforos e sistema de iluminação funcionando. A pista, além de ser tecnológica, proporcionar mais segurança para quem se locomove utilizando a bicicleta.

Preservação ambiental

A preocupação com a natureza é tão grande que até pontes para animais existem no país. O atropelamento de animais é algo bastante comum em regiões que possuem estradas próximas ao habitat de várias espécies. Para evitar isso, diversos ecodutos foram construídos em áreas com grande quantia de animais, como em rodovias, por exemplo, para que os animais atravessem de um lado para o outro com segurança. Porém, essa ideia não é exclusividade da Holanda, existindo pontes semelhantes em outros países do mundo.

Ponte de Moisés

Uma história do passado serviu de inspiração para a construção de uma ponte totalmente inovadora. Com uma arquitetura ousada, a Ponte Moisés foi construída na cidade de Halsteren e dá a impressão de submersão, como se a pessoa estivesse caminhando entre as águas.

Tecnologia de ponta na agricultura

Sem a agricultura, a alimentação se torna limitada. Apesar de nem sempre valorizarmos quem trabalha nos campos, é graças a eles que o alimento chega em nossas mesas todos os dias. E os holandeses parecem ter consciência disso, pois eles criaram um meio de cultivar qualquer tipo de plantação, independente do clima. Isso acontece graças aos campos de cultivo. Usando iluminação diferenciada, eles conseguem controlar as temperaturas nas plantações, evitando que a variação da temperatura prejudique o desenvolvimento do que foi plantado.

Foto: Reprodução Internetholanda

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais