Por que a fusão nuclear produz uma energia considerada limpa?

A fusão nuclear é o processo que acontece no Sol, que resulta na geração de calor e luz.

A energia é um item indispensável nas nossas vidas, pois praticamente tudo que usamos é movido através dela. Com o avanço da tecnologia, novas formas de produzi-la vem ganhando cada vez mais popularidade, como, por exemplo, a energia solar. Porém, os cientistas querem usar a fusão nuclear para produzi-la.

Com a fusão nuclear, a energia criada seria de grande benefício, pois é uma energia considerada limpa pelos especialistas. Essa definição se deve ao fato de ela não gerar CO², não produzir lixo tóxico e não possuir risco de explosões.

Saiba também: O que é a energia verde?

Apesar dos inúmeros testes e projetos que existem a respeito do tema, até o momento, a produção de energia através da fusão nuclear ainda não está garantida. Já existem reatores nucleares, mas ainda há a necessidade de aperfeiçoamento. Em todo o mundo, há instituições e empresas buscando colocar em prática o que já é conhecido na teoria.

O que é a fusão nuclear?

A fusão nuclear é o processo que acontece no Sol. De forma constante e contínua, bilhões de toneladas de átomos de hidrogênio colidem entre si, em um local com pressão e temperatura extremamente alta.

Com essas circunstâncias, as ligações químicas se quebram e se fundem, formando o hélio. O resultado dessa nova formação é uma grande quantia de calor e luz.

Fusão nuclear x fissão nuclear

Apesar do nome parecido e das duas serem produtoras de energia, elas possuem uma diferença importante. Na fusão, acontece a união dos átomos, enquanto na fissão eles se dividem para que a energia seja formada.

A fissão nuclear já é utilizada nos reatores de energia atômica desde 1950. Seu maior problema, além do alto custo de produção, é que ela gera preocupações quando à segurança e à proliferação de armas. Além disso, os reatores de fissão produzem uma grande quantia de lixo radioativo, o que é um problema na hora do descarte.

Veja: Para que serve uma usina nuclear?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais