Por que a cor dos olhos dos bebês pode mudar?

A coloração dos olhos é definida pela melanina e pelas características genéticas da criança.

Quando uma mulher está grávida, ela e os demais familiares do bebê passam a imaginar como a criança será. Dificilmente encontraremos pais que não são curiosos para saber as características físicas que o filho terá: cor dos olhos, cabelos, entre outros. Ao nascer, parte dessas respostas são obtidas pelos pais, mas a cor dos olhos é uma característica que, normalmente, muda com o passar dos meses.

A cor dos olhos dos bebês muda ou escurece por causa da produção de melanina. Ela é a responsável pela pigmentação dos olhos (e também da pele e aos cabelos), porém é produzida em pouquíssima ou nenhuma quantidade quando a criança ainda está no útero da mãe. Por causa disso, geralmente, os bebês nascem com os olhos claros.

Descubra também: Como é a visão de um bebê no primeiro ano de vida?

A genética do bebê é a responsável por definir qual a quantia de melanina que a íris (parte colorida dos olhos) terá. Depois do nascimento, ao ter contato com a luz natural, a produção de melanina é estimulada e, conforme ela vai sendo “fabricada” pelo organismo, a cor dos olhos vai escurecendo. Durante esse período, a visão da criança não sofre nenhum tipo de prejuízo.

É importante destacar que, na íris, não há pigmentação nas cores azuis, verde ou cinza. O único pigmento é o castanho, e é a quantia dele que definirá qual será a cor dos olhos.

A produção de melanina que definirá a cor que os olhos terão não acontece do dia para noite. Ela leva vários meses e, normalmente, é percebida entre os seis e nove meses. Até completar um ano, a grande maioria das crianças já tem a cor dos olhos definida. Em alguns casos raros, podem ocorrer mudanças por mais alguns meses.

Foto: ShutterstockA cor dos olhos do bebê muda com o passar dos meses.
A cor dos olhos do bebê muda com o passar dos meses.

Além da pigmentação existente no olho, outro fator que determina a cor dos olhos de uma pessoa é sua genética, as características de seu DNA. E, engana-se quem pensa que se os pais possuem olhos castanhos, o filho obrigatoriamente terá olhos castanhos também. A cor dos olhos é uma característica genética que pode ser herdada os avós também.

Por causa desses dois fatores, é impossível saber qual será a cor do olho de um bebê antes que o estímulo de produção de melanina esteja completo. Nem mesmo um médico oftalmologista conseguirá dizer previamente, com total certeza, que coloração a íris terá.

Aprenda também: Como é o desenvolvimento de um bebê durante a gestação?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais