Por que a água apaga o fogo?

É importante destacar que a água não é apropriada para apagar todos os tipos de fogo.

Se nós estivéssemos falando de duas pessoas, provavelmente a água seria a inimiga número 1 do fogo, afinal, ela é uma das poucas “coisas” que conseguem apagar as chamas de calor.

A água é o elemento mais indicado para apagar o fogo por ser capaz de retirar o calor das chamas. Para que exista o fogo, é necessário que haja calor, oxigênio (comburente) e combustível, e quando um desses elementos é retirado, ele é extinguido.

Retirar o combustível e o oxigênio do fogo é algo complicado, pois isso a água é o elemento mais fácil para ser utilizado em caso de incêndio, pois reduz facilmente a temperatura. Quando o calor diminui, o vapor liberado ainda resulta em um efeito que faz com que o oxigênio que alimenta as chamas seja cortado.

Porém, é importante destacar que a água não é apropriada para apagar todos os tipos de fogo. É por isso que existem extintores de água e outros de pó, além de abafadores para acabar com as chamas. Vai depender das circunstâncias em que o fogo foi iniciado.

Foto: Reprodução InternetPara apagar o fogo é necessário retirar dele um dos elementos que o compõem: o calor, o oxigênio ou o combustível.
Para apagar o fogo é necessário retirar dele um dos elementos que o compõem: o calor, o oxigênio ou o combustível.

Se o incêndio começar devido a eletricidade, como fogo em algum equipamento elétrico, a água não pode ser utilizada. Isto, pois, a água é um ótimo condutor de eletricidade e não terá qualquer efeito sobre as chamas, devendo ser usado o pó químico. A mesma coisa ocorre quando o fogo é alimentado por algum combustível feito de petróleo ou semelhantes, pois ele continua queimando mesmo com a água. Nesse caso, além do pó químico, pode ser utilizado abafadores.

Somente podemos utilizar a água no combate ao fogo quando estivermos falando, por exemplo, de um incêndio onde os materiais que alimentam o fogo são madeira, papel, tecidos e outros produtos semelhantes. Quando estivermos falando de um incêndio em uma residência, a água pode ser utilizada após o desligamento/rompimento da rede elétrica.

Atenção!

Em caso de incêndio, o Corpo de Bombeiros de sua cidade deve ser acionado imediatamente, através do telefone 193! Não coloque sua vida em risco, os bombeiros estão devidamente preparados para lidar com a situação e contribuir com sua segurança.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais