Política: O que faz cada um dos três poderes?

Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário são os responsáveis para que o Brasil se mantenha em ordem.
Foto: Reprodução InternetOs três poderes
Os três poderes

O governo brasileiro é dividido em três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Mas, quem faz o que? Quando cobramos por mais saúde, mais educação e melhorias para a população, de quem devemos cobrar? Quem são as pessoas que participam de cada um desses poderes?

O primeiro poder é o Legislativo. O papel dele é criar as leis, de acordo com as necessidades nacionais, estaduais e municipais.

Em âmbito nacional, ele é exercido pelo Congresso, que é composto pela Câmara de Deputados e pelo Senado Federal. A Câmara de Deputados é formada por políticos (deputados) eleitos pelo povo, de maneira proporcional a população de cada estado – quanto maior for o número de habitantes do estado, mais deputados. Os Senadores também são eleitos pelo povo, mas de maneira majoritária. Todos os estados tem a mesma quantidade de senadores: três.

Nos estados, o poder legislativo é representado pelas assembleias legislativas, que são formadas por deputados estaduais. O número de eleitos, assim como os deputados federais, é proporcional a população.

Nos municípios, os representantes desse poder são os vereadores, eleitos de maneira proporcional também.

O segundo poder é o Executivo. Sua função é executar as leis, criadas pelo poder Legislativo. Sua função acontece de maneira administrativa, colocando em prática as leis do país.

O Poder Executivo é composto pelo Presidente da República, pelos governadores e pelos prefeitos. Esses políticos são eleitos pelo povo através do voto direto majoritário. Elege-se quem receber 50% e mais um voto.

O terceiro e último poder é o Judiciário. Seu trabalho é fiscalizar se as leis estão sendo cumpridas e também, se todas as leis criadas estão de acordo com a Constituição.

Na esfera federal, esse poder é representado pelos tribunais superiores, sendo o mais importante deles o Supremo Tribunal Federal, última instância de julgamento. Existem também outros tribunais para assuntos específicos, como por exemplo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Ainda existe também o Conselho Nacional de Justiça, que serve para controlar o trabalho do Poder Judiciário.

Esses três poderes não podem trabalhar de forma isolada, pois um depende do outro para desempenhar seu papel de maneira satisfatória e de forma que favoreça a população brasileira.

Foto: Reprodução InternetOs três poderes
Praça dos Três Poderes, em Brasília, representando o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais