Polêmicas e curiosidades sobre o desenho Os Simpsons

No ar desde 1989, Os Simpsons é um dos maiores sucessos da televisão. Seus episódios contam com muito humor e diversas polêmicas.
Foto: Reprodução Internetos simpsons
 

Os Simpsons é um dos desenhos animados de maior sucesso, tanto entre as crianças quanto entre os adultos. A maior prova disso é o tempo em que o desenho está rodando nas telinhas: 28 anos. Ele foi criado em 1989, por Matt Groening e envolve muita diversão e até polêmicas. Confira algumas curiosidades e algumas das polêmicas dessa animação de grande sucesso.

Curiosidades

1 – A ideia inicial de Matt era fazer com que os personagens fossem uma família de coelhos, pois ele queria algo diferente. Porém, ele mudou de ideia e resolveu criar seres humanos com aparência diferenciada.

2 – Os nomes dos personagens foram inspirados na família do seu criador. Os pais de Matt se chamavam Homer Groening e Margaret Wiggum, suas irmãs Lisa Groening, Margaret (Maggie) e Patricia, que no desenho, seria a irmã de Marge, Patty.

3 – Bart representa o próprio Matt Groening. Seu nome é uma anagrama da palavra brat, que significa pirralho, fedelho, moleque, em inglês.

4 – A voz de Bart é, originalmente, da americana Nancy Cartwright. Ela havia sido convidada para dublar a voz de Lisa, porém, ganhou também os papéis de Bart, Todd Flanders, Nelson Mutz, Kearney e Ralph Wiggum.

Foto: Reprodução Internetbart simpson
 

5 – Apesar de não falar, Maggie também tem um “dublador”, para fazer o barulho de sua chupeta. Quem o faz é o próprio Matt Groening. No episódio onde ela pronuncia a palavra papai, a voz é de Elizabeth Taylor.

6 – Os únicos personagens do desenho que possuem cinco dedos são Deus e Jesus. Todos os demais possuem apenas quatro dedos.

7 – A cidade onde os personagens moram é Spriengfield porque, nos EUA, existem muitas cidades com esse nome, então o autor pensou “Isso vai ser legal, todo mundo vai pensar que é a sua Springfield”. Porém, a cidade que inspirou ele no desenho foi Springfield de Oregon, perto de Portland, onde Matt viveu durante sua infância. Alguns dos personagens, inclusive, possuem o nome de ruas da cidade.

8 – No mundo árabe é exibida uma versão onde Homer não bebe cerveja e nem come cachorro quente. Para se adequar aos costumes do local, ele bebe refrigerante e come um tipo de linguiça egípcia.

9 – A música “Do the Bartman”, cantada por Bart, teve como coautor e coprodutor ninguém menos que Michael Jackson.

10 – A expressão “Do’h”, criada pelo dublador de Homer Simpson, foi inspirada no “Dooooh!” de Jimmy Finlayson nas produções de ‘O gordo e o magro’. No roteiro, dizia apenas para ele fazer um grunhido de irritação. Em 2001, a expressão passou a fazer parte do dicionário Oxford, sendo definida como: “[O ato de] Expressar frustração ao perceber que as coisas se saíram mal ou não conforme o planejado, ou que se acabou de fazer ou dizer algo tolo. Também (usualmente de forma levemente depreciativa): apontar que outra pessoa disse ou fez algo tolo".

Foto: Reprodução Internetos simpsons
 

Polêmicas

1 – Em um episódio em 2002, o Rio de Janeiro é retratado como uma cidade cheia de ratos, ladrões, sequestradores e macacos. Já a polícia da cidade brasileira aparece como sendo preguiçosa e bissexual. Um episódio de 2007 também faz mais uma crítica ao Brasil. No desenho, os personagens chegam à Baia de Barnacle, nos EUA, e Lisa diz que o local é o segundo pior lugar em que ela já foi, sendo o Brasil o primeiro da lista.

2 – O desenho mostra a Austrália como um país pouco desenvolvido no episódio “Bart contra a Austrália”, que foi ao ar em 1995. Na época, a equipe dos Simpsons recebeu várias cartas de australianos reclamando e aconteceram também protestos de políticos do país contra o episódio.

3 – Em 2009, Homer acusa seu vizinho muçulmano de terrorista, por causa de sua nacionalidade. Porém, na verdade, seu vizinho é operário. Ele ainda chama Alá de Oliver e diz que o Alcorão seria “A coroa”.

4 –  Bart aparece andando de skate sem roupa no filme dos Simpsons, com as partes íntimas sempre cobertas por algum objeto encontrado ao longo do percurso. Porém, no final, ele aparece totalmente pelado.

Foto: Reprodução Internetos simpsons
 

5 – O ator Frank Sivero processou os produtores do desenho e pediu 250 milhões de dólares de indenização. O motivo alegado é que o personagem Frankie Carbone, interpretado por ele em “Os bons companheiros”, inspirou um mafioso em Os Simpsons.

6 – O desenho Comichão e Coçadinha é repleto de sangue e violência, sendo o favorito de Bart. No desenho, um gato e um rato tentam matar um ao outro, sempre das maneiras mais terríveis.

7 – Nem as cidades americanas escapam do deboche do desenho. No ano de 1992, um episódio tinha uma canção que falava da cidade de Nova Orleans. Segundo a letra, só haviam coisas ruins no local, sendo uma “terra de piratas, bêbados e putas”.

8 – Vários episódios falam sobre os gays de maneira pejorativa. Em um episódio de 1997, Homer desconfia que Bart seja gay. Por aparecerem sempre juntos no bar do Moe, Lenny e Carl também possuem fama de homossexual, porém os produtores dizem se tratar apenas de uma piada.

Foto: Reprodução Internetos simpsons
 

9 – Em 2008, a Fox decidiu não exibir o desenho na América Latina. O motivo foi que em um episódio da 19ª temporada, Carl faz apologia a ditadura de Juan Perón e ainda afirma que Madonna é esposa do ditador.

10 – O desenho, que é criado pela Fox, se envolveu em polêmicas até mesmo com a Fox News, acusando-a de racismo. Em 2010, um helicóptero da emissora de notícias exibia a frase “Não somos racistas, mas somos o número 1 entre racistas.”

Veja também: Por que os personagens de Os Simpsons são amarelos?

Veja também: 10 curiosidades sobre Dragon Ball

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais