Plantas podem “gritar” quando passam por situações estressantes

Uma pesquisa mostrou que as plantas podem emitir ruídos quando sofrem com falta de água ou são cortadas.

A ciência está sempre descobrindo coisas novas sobre o mundo em que vivemos. E, por incrível que pareça, muitas dessas descobertas parecem história de filme. Uma delas, feita recentemente, aponta que as plantas e vegetais são capazes de “gritar”.

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, constataram que as plantas são capazes de emitir sons quando passam por situações estressantes. Porém, obviamente, a frequência desses ruídos é muito baixa, o que nos incapacita de ouvi-los.

Descubra: Quantas árvores precisam ser plantadas para salvar o planeta?

A emissão desses sons acontece por meio da cavitação, um processo que ocorre quando a planta é exposta a situações de seca ou cortes. Nele, esses vegetais produzem bolhas que explodem no tecido responsável pelo transporte de água e sais minerais pelo organismo, chamado de xilema.

Quando essas bolhas explodem, elas causam uma vibração nessas plantas, formando então o “grito” delas.

Para comprovar a teoria, os cientistas usaram microfones próximos a pés de tomate e tabaco, que foram expostos a situações estressantes. Durante a experiência, essas plantas foram divididas em três diferentes grupos, que tiveram os seguintes resultados

1) Grupo exposto à seca:os pés de tomate emitiam 35 ruídos por hora e os de tabaco, 11 vezes.

2) Grupo com danos físicos: os pés de tomate gritavam 25 vezes a cada hora, enquanto os de tabaco emitiam sons 15 vezes.

3) Grupo protegido de eventos estressantes: as plantam de ambos os tipos, quando protegidas, só gritavam uma vez a cada hora.

Foto: Reprodução InternetPlanta
As plantas podem emitir ruídos diferentes, dependendo do tipo de estresse que sofrem.

Esses sons, foram captados por microfones a uma distância de até 10 centímetros da planta. Outros estudos ainda apontaram que esses ruídos podem ser ouvidos por insetos e, dependendo do “grito”, escolhem se colocam ou não seus ovos nessa planta.

Com a descoberta, os pesquisadores querem encontrar uma forma de usá-la para o desenvolvimento de tecnologias usadas por agricultores. Eles acreditam que o ruído emitido pelas plantas pode auxiliar no processo de cultivo, melhorando a qualidade dos vegetais.

Veja também: Curiosidades sobre o cacto, planta que é considerada o alimento do futuro

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais