Pinguim do tamanho de uma pessoa viveu durante o Período Paleoceno

O fóssil do animal foi encontrado na região sul da Nova Zelândia.

Os pinguins estão entre os primeiros animais que lembramos quando o assunto é frio ou Antártida. Considerados bonitinhos e engraçados, essas aves podem ser encontradas atualmente em pelo menos 17 espécies diferentes, todas habitantes do Hemisfério Sul. Apesar de não poderem voar, eles são ótimos nadadores, podendo alcançar até 45 km/h e submergir até 300 metros de profundidade.

Na Nova Zelândia, paleontólogos amadores descobriram que durante o Período Paleoceno (entre 60 e 56 milhões de anos atrás) existiu um pinguim do tamanho de uma pessoa. A revelação surgiu depois que um fóssil gigante foi encontrado. Na época, o país era ligado com a Austrália, que tinha ligação com a Antártida.

As análises mostraram que o animal possuía cerca de 1,60 metros de altura e seu peso era de aproximadamente 80 kg. Ele é semelhante ao Crossvallia unienwillia, espécie encontrada na Antártida. Hoje em dia, o maior pinguim que existe é o Imperador, que pode alcançar até 1,20 metros.

Foto: Canterbury MuseumOssos de um pinguim gigante foram encontrados na Nova Zelândia.
Ossos de um pinguim gigante foram encontrados na Nova Zelândia.

Os ossos desse animal foram encontrados em Caterbury, região sul da Nova Zelândia. O local tem sido referência para muitas descobertas desde 1980. No caso do pinguim gigante, o fóssil foi encontrado em um lugar peculiar, onde um berço de rio corta um desfiladeiro.

Segundo o curador do Museu Canterbury, Paul Scofiel, esse pinguim evoluiu e alcançou um tamanho surpreendente quando repteis marinhos gigantes desapareceram, juntamente com os dinossauros. Então, por 30 milhões de anos, os pinguins dominaram como animais gigantes.

Descubra também: Qual o maior aquário do mundo?

Um dos fatores que pode ter contribuído para a evolução desse pinguim é a temperatura da água, que era propícia para mudanças. Na época, a temperatura era de 25ºC, enquanto hoje é de 8ºC.

O motivo desse animal ter sido extinto não é exato. Porém, indícios mostram que eles foram desaparecendo com o surgimento de alguns predadores, como baleias e focas.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais