Pesquisa diz que açaí pode ser grande aliado para prevenir câncer

Segundo cientistas, o açaí pode ajudar a evitar que a doença aconteça.

O açaí além de ser conhecido por se muito delicioso, também é famoso por ser muito calórico, como tudo que é bom na vida. Mas o que muitos esquecem  é o fruto  tipicamente brasileiro é rico em nutrientes.

Uma pesquisa realizada por cientistas da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) mostrou que o açaí pode ser eficaz na prevenção do câncer de mama. Os pesquisadores levantaram a hipótese de que há no açaí há uma substância que age com o efeito de antocianina, responsável pela cor roxa do fruto, a mesma que está presente na uva, porém em quantidades menores. Mesmo com resultados promissores não é possível garantir totalmente a eficácia da fruta no combate ao câncer, pois ainda não foram feitos testes em seres humanos.

Foto: Reprodução InternetAçaí
 

Para concluir o entendimento os cientistas realizaram um teste: submeteram células cancerosas do tecido mamário feminino com um extrato de açaí. Segundo a pesquisa os resultados foram muito positivos. Conforme Anderson Teodoro, professor do Laboratório de Bioquímica da Universidade, houve uma redução das células cancerosas e também o aumento na ocorrência de apoptose, ou seja, a morte das partículas formadoras do tumor.

Casos que o fruto é Contraindicado

Existem casos em que o fruto não é uma boa indicação, por exemplo, para pacientes que já estão fazendo um tratamento contra o câncer. Essa contraindicação é baseada na pesquisa feita com ratos pela professora Marília Seelaender, do Instituto de Ciências Biomédicas USP (Universidade de São Paulo).  O estudo aponta que a quimioterapia e radioterapia fazem com que o tumor seja reduzido através de um estresse oxidativo, ou seja, o açaí possui o mesmo efeito. Sendo assim, o fruto poderia estar atrapalhando o tratamento para banir as células cancerígenas.

Composição calórica de 100 gramas de açaí

Energia (kcal) – 58;
Proteínas (g) – 0,8;
Lipídios (g) – 3,9;
Gordura saturada (g) – 0,7;
Gordura monoinsaturada (g) – 2;
Gordura poli-insaturada (g) – 0,4;
Carboidrato (g)- 6,2;
Fibra (g) – 2,6;

Foto: Reprodução InternetAçaí

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais