Os cinco maiores rios do Brasil

Veja agora quais os maiores rios encontrados em território brasileiro.

O Brasil é um país rico em todos os aspectos quando o assunto é natureza. É o dono da maior floresta tropical do mundo, de uma fauna diversificada e abundante e ainda possui a maior bacia hidrográfica do mundo.

Conheça agora um pouco dos maiores rios brasileiros.

1 – Rio Amazonas: Segundo maior rio do mundo, o rio Amazonas é o rio com maior vazão de água do mundo. Possui 6.992 quilômetros e mais de mil afluentes. Ele nasce na Cordilheira dos Andes, no Lago Lauri e, além do Brasil, esse rio abrange o Peru e a Colômbia. O Amazonas possui ótimas condições para navegação e em alguns pontos do Amazonas, é o único meio de transporte, principalmente para populações ribeirinhas que vivem no meio da Floresta Amazônica.

Foto: Reprodução InternetRio Amazonas

2 – Rio Paraná: É formado pela união dos rios Paranaíba e Grande e possui 2.570 km de extensão e ocupa 9ª colocação de lista de rios de maior vazão de água. Ele passa pelo território de três países: Brasil, Argentina e Paraguai. O rio Paraná é o principal formador da Bacia da Prata.

Foto: Reprodução InternetRio Paraná

3 – Rio Madeira: Esse rio banha os estados de Rondônia e Amazonas e é o principal afluente do rio Amazonas. Sua extensão é de 3.315 quilômetros. Sua nascente fica na Cordilheira dos Andes, com o nome de rio Beni. O rio Madeira faz a fronteira entre Brasil e Bolívia, até se encontrar com o rio Abunã.

Foto: Reprodução InternetRio Madeira

4 – Rio Purus: Ele percorre os estados brasileiros do Acre e Amazonas. Também passa pelo território do Peru. Suas nascentes ficam nas colinas do Arco Fitzcarrald. Seu fim acontece quando ele se encontra com o rio Solimões. Ele possui 3.210 km de extensão.

Foto: Reprodução InternetRio Purus

5 – Rio São Francisco: Esse rio, também chamado de “Velho Chico”, nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e desemboca no Oceano Atlântico. Um importante rio para o Brasil, ele abrange cinco estados brasileiros: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. O Rio São Francisco tem 2.863 quilômetros e possui seis usinas hidrelétricas em seu percurso.

Foto: Reprodução InternetRio São Francisco

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais