Os cachorros sonham? Com o quê?

O indicativo de que os cães sonham é o mesmo que dos humanos: a respiração diminui e movimentos oculares acontecem.

O sono dos cães pode ser um momento considerado engraçado para muitas pessoas. Além de proporcionar o descanso desses animais, ele também pode render caretas e poses divertidas. Algumas vezes ainda podemos ouvir eles latindo, chorando e fazendo outros sons enquanto dormem. Isso acontece pois, assim como nós, eles sonham!

Foto: Dr. CuriosoOs cães podem sonhar com seus donos ou com atividades como brincar, correr e pular.
Os cães podem sonhar com seus donos ou com atividades como brincar, correr e pular.

Um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, em 2001, revelou que os animais podem ter uma atividade cerebral intensa enquanto estão em sono profundo. Assim como os humanos, inconscientemente, eles processam informações e memórias enquanto estão em uma fase do sono chamada REM (Rapid Eye Movement, que significa “movimento rápido dos olhos”).

O indicativo de que os cães sonham é o mesmo que dos humanos: a respiração diminui e movimentos oculares acontecem. No caso de cães, muitos deles podem contrair os músculos durante o período de lembranças e emitir ruídos, como os latidos e choro.

De acordo com o estudo, ainda foi possível concluir que cães de pequeno e médio porte possuem tendência maior a sonhar do que animais de grande porte. Normalmente, as lembranças que eles têm quando estão dormindo são com os donos (obaaaaaaa) ou com atividades como correr, pular e brincar.

Foto: THAYSE WENDELL/ ALINE ROSSOMI/ THALES OLIVEIRAAssim como nos humanos, os sonhos dos cães tem relação com o que vivenciam no dia-a-dia, e é por isso que os donos fazem parte deles.
Assim como nos humanos, os sonhos dos cães tem relação com o que vivenciam no dia-a-dia, e é por isso que os donos fazem parte deles.

Assim como nos humanos, os sonhos dos cães tem relação com o que vivenciam no dia-a-dia, e é por isso que os donos fazem parte deles. Quando o latido é emitido durante o sono, acredita-se que ele esteja relacionado, por exemplo, ao instinto de caça dos cachorros, ou com a lembrança de alguém que passou perto do portão e o animal latiu.

Uma informação importante que precisa ser considerada pelos tutores é não acordar o animal durante os períodos de sono, principalmente se ele estiver sonhando. Despertá-lo de um sono profundo pode fazer com que ele se assuste e tenha alguma reação instintiva, como morder quem estiver próximo dele. Da mesma forma que para nós pode ser estressante ser acordado “no susto”, para os animais também é, e como sabemos, toda ação pode ter uma reação.

Caso os sonhos do seu cão pareçam ser estressantes para ele e aconteçam com frequência, é importante procurar ajuda de profissionais, como o veterinário e até mesmo um terapeuta canino, para tentar descobrir o que está incomodando o animal.

Confira também: As 10 menores raças de cães do mundo

Confira também: Pesquisa aponta que os gatos são reflexo de seus donos

Foto: LAIS R. ZUCCATOOs tutores não devem acordar o animal durante os períodos de sono, mesmo que ele esteja chorando ou fazendo caretas.
Os tutores não devem acordar o animal durante os períodos de sono, mesmo que ele esteja chorando ou fazendo caretas.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais