Os animais enxergam as mesmas cores que os humanos?

As cores vistas pelos seres vivos são variáveis, dependendo da quantia de pigmentos que cada espécie possui.

O mundo é um lugar onde a variação de cores é algo predominante. Tudo que existe, possui cor, seja construções, seres vivos ou plantas. E, assim como outras características, a forma como humanos e animais veem o colorido das coisas é diferente.

Apesar de muitas pessoas saberem dessa diferença na percepção das cores, poucas pessoas sabem o motivo disso acontecer ou que, entre os animais, também há variações. A explicação para isso é que a quantia de cores enxergadas por uma espécie, varia de acordo com os tipos de pigmento existentes na retina.

Foto: Reprodução InternetGato

Nos seres vivos, existem dois tipos de células sensíveis à luz, chamadas de cones e bastonetes. Os cones são responsáveis por “lerem” as frequências da luz, que são o que chamamos de cores. Já os bastonetes correspondem à intensidade luminosa que detectamos, nos ajudando a ver melhor durante a noite ou em locais com pouca luz.

Nas pessoas e em outros primatas, existem três pigmentos na retina, o verde, o vermelho e o azul, o que possibilita que a visão seja do vermelho ao violeta. Assim, é possível distinguir uma quantia maior de cores.

Outros animais, como diversas espécies de insetos, aves, répteis e peixes, possuem um pigmento extra, que possibilitam que eles enxerguem a luz ultravioleta. Há ainda um camarão que tem 12 tipos de pigmentos, o que torna sua visão extremamente rica em variedade de cores (que nós, pessoas, jamais seremos capazes de ver).

Já os mamíferos, possuem apenas dois pigmentos, o verde e o azul. Isso significa que eles conseguem ver menos cores. Por exemplo: eles podem distinguir o azul do amarelo, do vermelho ou do verde, mas não pode distinguir o vermelho do verde. Porém, por serem animais que possuem atividades noturnas, eles “preferem” prestar mais atenção às formas do que aos tons que veem. Por isso, um cão pode enxergar de quatro a cinco vezes melhor durante a noite.

Existem ainda animais que enxergam em preto e branco, pois possuem apenas um pigmento, como os peixes abissais. Eles habitam locais com pouca luz, por isso não há muitas cores para serem vistas, o que torna a visão desses animais ideais para seu habitat.

Descubra também: Cães e gatos transpiram?

Outras variações

Confira abaixo a quantia de cones que outros animais possuem:

- Pomba: Possui cinco tipos diferentes de pigmentos;
- Borboleta: Pode ter quatro tipos de cones;
- Polvo: Possui apenas um pigmento;
- Salamandras: Não possuem cones, apenas bastonetes. Assim, elas não veem cores, apenas mudança na intensidade da luz (como uma escala de cinza).

Conheça o leão-de-atlas, espécie que existe apenas em cativeiro

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais