Os 10 maiores desastres naturais que aconteceram ao longo da história

A China foi o país que teve as piores tragédias já registradas.

O início de 2019 tem sido marcado por diversas tragédias. O ano começou com o rompimento de uma barragem de rejeitos em Brumadinho (MG), com um incêndio no Centro de Treinamentos do Flamengo, com tempestades que tiraram a vida de moradores do Rio de Janeiro, entre outros. Apesar dos acontecimentos citados não se tratarem de desastres naturais, eles causaram grande comoção em várias partes do mundo e ficarão marcados na história brasileira.

Os desastres naturais são aqueles que não são causados pelo homem, e sim por fatores da natureza, e que resultam em destruições de diferentes níveis. Terremotos, furacões, tempestades, entre outros, são responsáveis por muitas mortes todos os anos.

Foto: Reprodução Internet/O Cais da MemóriaTerremoto
Terremoto de Tangshan, que atingiu a China em 1976.

Confira quais foram os 10 maiores desastres naturais já registrados na história de nosso planeta.

1) Inundações de 1931 na China –Uma série de inundações em diversos rios do país, que durou de julho a novembro de 1931, atingiram uma área de 88 mil km² e causou cerca de 4 milhões de mortes. O número exato nunca foi descoberto.

2) Inundação do Rio Amarelo –O Rio Amarelo, segundo maior da China, é um dos maiores causadores de enchentes no país. Em setembro de 1887, ele transbordou, causando uma inundação que matou cerca de 900 mil pessoas e atingindo diversas plantações e famílias de agricultores que existiam nas proximidades do rio.

3) Terremoto de Shaanxi –No dia 23 de janeiro de 1556, um terremoto atingiu a província de Shaanxi, na China. O abalo sísmico destruiu uma área de 1.300 km² e resultou na morte de aproximadamente 830 mil pessoas. A estimativa é de que somente 40% dos atingidos pela tragédia tenham sobrevivido.

4) Ciclone Bhola –O maior ciclone já registrado aconteceu em 12 de novembro de 1970 e estima-se que o número de mortos possa chegar a 500 mil. Ele afetou Bangladesh e parte da Índia, com ventos de mais de 200 km/h.

5) Ciclone Coringa –Responsável por cerca de 300 mil mortes, o Ciclone Coringa aconteceu no ano de 1839, em Andhra Pradesh, na Índia. O local mais devastado pelo desastre natural foi o vilarejo portuário de Koranji, que fica no sudoeste do país.

6) Ciclone de Calcutá –Em 1737, outro ciclone atingiu a Índia, dessa vez em Calcutá, e a estimativa é de 300 mil mortos. Durante muito tempo, as pessoas acreditaram que o que tinha ocorrido era um terremoto, e não um ciclone.

7) Terremoto de Antioquia em 115 –A catástrofe, que aconteceu em dezembro de 115, afetou a região de Antioquia, quando o local fazia parte do Império Romano. Segundo historiadores, o terremoto causou a morte de 260 mil pessoas.

8) Terremoto de Antioquia em 526 –O desastre aconteceu quando Antioquia pertencia ao Império Bizantino. Esse terremoto é considerado um dos maiores que já aconteceram durante o ‘mundo antigo’. Ele resultou em cerca de 250 mil mortos.

9) Terremoto de Tangshan –Em 28 de julho de 1976, a China foi atingida por mais um desastre natural. Um terremoto de 7.5 na Escala Richter atingiu a província de Tangshan e destruiu 90% dos edifícios do local em cerca de 20 segundos. Horas depois do primeiro abalo sísmico, outro terremoto aconteceu, de 5.5 na Escala Richter. O número oficial de mortos é de 242.419 pessoas, porém, por causa da grande área destruída, acredita-se que o número de pessoas que perderam a vida na tragédia chegue a 650 mil pessoas.

10) Terremoto de Haiyuan –O décimo maior desastre natural também foi um terremoto e também aconteceu na China. Dessa vez, o abalo sísmico aconteceu em Gansu, em dezembro de 1920 e causou, oficialmente, 235.502 mortes. Apesar da Escala Richter ainda não ter sido criada quando esse terremoto aconteceu, a estimativa é que ele tenha atingido a força de 8.5 na escala.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais