Os 10 conflitos armados que mais fizeram vítimas

A guerra sempre deixa suas marcas por onde passa. Infelizmente, as marcas são de destruição e de morte. Muitas mortes. Confira as guerras que mais mataram pessoas pelo mundo.

As guerras são eventos presentes no mundo desde o início dos tempos. Os motivos para iniciar uma guerra são variáveis: disputa por território, disputa de poder, divergências políticas, entre outros. Infelizmente, esses conflitos necessários (pelo menos, é o que consideram algumas pessoas), causam milhares de vítimas, a grande maioria, inocentes.

Foto: Reprodução InternetGuerra

Confira agora quais foram as 10 guerras mais sangrentas de toda a história.

1 – Segunda Guerra Mundial

Provavelmente, esse é o conflito mais famoso do mundo. Impossível não ouvir sobre ele durante sua vida escolar. A guerra durou seis anos e aconteceu de 1939 até 1945. Estima-se que a Segunda Guerra Mundial tenha feito cerca de 40 a 72 milhões de mortos, sendo 62% deles, civis.

2 – Rebelião Taiping

Essa guerra civil aconteceu entre 1851 e 1864, no sul da China. Ela foi liderada pelo cristão heterodoxo Hong Xiuquan (que se dizia irmão mais novo de Jesus Cristo) e causou entre 20 e 100 milhões de mortes, a maioria deles civis.

3 – Primeira Guerra Mundial

Assim como a Segunda Guerra Mundial, a primeira também é bastante famosa e faz parte das aulas de história do período escolar. Ela aconteceu entre os anos de 1914 e 1918 e a estimativa de mortos varia entre 15 e 65 milhões de pessoas.

4 – Conquistas Mongóis

Esses conflitos do Império Mongol aconteceram entre 1207 e 1472, na Ásia, Europa Oriental e Oriente Médio. A estimativa de mortos vai de 30 a 60 milhões.

5 – Rebelião Lushan

Mais uma rebelião chinesa, a rebelião aconteceu de 755 a 763, durante a dinastia Tang. O número de vítimas varia entre 13 a 30 milhões de pessoas. Ela também é conhecida como Rebelião de Tianbao. Com a rebelião, a Dinastia Tang se enfraqueceu, mesmo saindo vitoriosa do conflito.

6 – Conquista da Dinastia Qing pela Dinastia Ming

Cerca de 25 milhões de pessoas morreram durante essa batalha, que aconteceu entre os anos de 1616 e 1662. O número de mortos foi de aproximadamente 25 milhões.

7 – Conquistas de Timur-e-Lang

Os conflitos aconteceram de 1369 até o ano de 1405, na Rússia, Índia, Ásia e Oriente Médio e deixou entre 15 e 20 milhões de mortos. Alguns dos resultados de suas conquistas foram o adiamento da queda de Constantinopla e a introdução da cultura mongol em território indiano.

8 – Revolta Dungan

O número de mortes dessa batalha de cunho religioso está estimado entre 8 e 12 milhões de pessoas. A revolta aconteceu entre o período de 1862 e 1877, na China. Apesar do objetivo do conflito ser a criação de um país muçulmano, muitas pessoas que se envolveram nos conflitos não possuíam um objetivo, mas sim participavam pelo simples prazer de lutar. Ela também é conhecida como Guerra das Minorias Hui ou Rebelião Muçulmana.

9 – Guerra Civil Russa

Essa guerra multi-partido aconteceu na Rússia, durante os anos de 1917 a 1921. O número de vítimas que os conflitos fizeram está entre 5 e 9 milhões. Ela antecedeu a Revolução Russa e ocorreu entre os opositores do governo bolchevique, que lutavam para que as ideias comunistas existentes na Europa Ocidental se espalhassem.

10 – Guerras Napoleônicas

Esses conflitos, que ocorreram entre os anos de 1803 e 1815, foram desencadeados pela Revolução Francesa de 1789 e foram uma continuação das chamadas Guerras Revolucionárias. Estima-se que 3.500 a 7 milhões de pessoas morreram durante a série de conflitos que colocava o Império Francês de Napoleão contra várias alianças com nações europeias.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais