Os 10 animais com gestações mais longas

Descubra quanto tempo dura a gravidez no mundo animal.

Que o período de gravidez das mulheres e dos animais é diferente, isso não é novidade para ninguém. Também sabemos que cada espécie de animal possui um tempo diferente de gestação.

Conheça os 10 animais que possuem os períodos de gestação mais longos do reino animal.

1 – Elefante africano: Maior animal terrestre e símbolo da savana africana, a gestação de um elefante dura 645 dias (22 meses). São quase dois anos de gravidez. O intervalo entre uma gestação e outra é de 4 anos e a maturidade sexual é atingida entre os 8 e 12 anos.

Foto: Reprodução InternetElefante africano
 

2 – Elefante asiático: Apesar de estar totalmente formado com 19 meses de gestação, um filhote de elefante asiático nasce somente quando atingem os 617 dias, ficando mais tempo no útero para poder se nutrir.

Foto: Reprodução InternetElefante asiático
 

3 – Cachalote: Maior baleia com dentes existente em todo o mundo, a gravidez de uma cachalote dura 590 dias. Ao nascer, um filhote de cachalote mede cerca de 4 metros e pesa aproximadamente mil quilos.

Foto: Reprodução InternetCachalote
 

4 – Morsa: Os primeiros quatro meses de gestação desse animal acontecem em desenvolvimento suspenso, fora do útero. Com 456 dias, o filhote nasce. Ela vive nas águas do Ártico. A fêmea da espécie pode atingir 2,60 metros e pesar até 1.250 quilos.

Foto: Reprodução InternetMorsa
 

5 – Rinoceronte negro: O período de gravidez dura 450 dias. Durante esse período, a fêmea se isola para dar a luz “em paz”, ficando solitária até o nascimento do filhote. Nativo da África, sua cor varia do marrom ao cinza.

Foto: Reprodução InternetRinoceronte Negro
 

6 – Girafa: Animal mais alto do mundo, os filhotes já nascem com 1,80 metros de altura. Esse animal alcança a idade reprodutiva entre os 4 e 6 anos e a gestação das girafas dura entre 420 e 460 dias.

Foto: Reprodução InternetGirafa
 

7 – Jumenta: Normalmente, a gestação dura um ano, porém ela pode variar entre 11 e 14 meses.

Foto: Reprodução InternetJumento
 

8 – Zebra: Nativos da África Central, o período de gestação da maioria das espécies de zebra dura entre 361 e 390 dias. Porém, para algumas espécies, como a zebra de Grevy, o tempo de gravidez dura até 438 dias.

Foto: Reprodução InternetZebra
 

9 – Camelo: Um filhote de camelo já nasce pesando entre 35 e 40 quilos, tendo um período de gestação que varia entre 360 a 420 dias. Um camelo adulto pode medir entre 1,60 e 1,80 metros e pesar até 600 kg. A maturidade reprodutiva das fêmeas varia e acontece entre 3 a 7 anos de idade.

Foto: Reprodução InternetCamelo
 

10 – Leão Marinho da Califórnia: Com uma gestação de 350 dias, essa espécie de leão marinho costuma dar a luz aos filhotes nos meses de junho e julho. A fêmea dessa espécie atinge a maturidade reprodutiva quando alcança a idade de 5 a 6 anos. Quando adulta, ela mede cerca de 1,8 metros e pesa 100 quilos.

Foto: Reprodução InternetLeão Marinho
Fonte: Top 10 Mais
 

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais