Onde foi construído o primeiro metrô do mundo?

O primeiro metrô foi construído há mais de 150 anos.

Os metrôs são um dos principais meios de transporte do mundo. Ele é um sistema de trens que circula por vias subterrâneas – não é uma regra exclusiva, podendo existir metrôs ao ar livre – que facilita a mobilidade em grandes cidades, pois consegue transportar muitos passageiros em um espaço reduzido.

A inauguração do primeiro metrô do mundo foi em 10 de janeiro de 1863, em Londres. Somente na sua inauguração, 40 mil passageiros embarcaram na mais nova invenção: o metrô. Ele foi criado não para melhorar a vida da população, mas sim por extrema necessidade. No início do século 19, as ruas estavam entulhadas de carroças e ônibus puxados por cavalos. Para resolver esse problema, Charles Pearson concluiu que a única saída, seria que o transporte público fosse feito através de viadutos ou que fosse feito por baixo da terra.

Os responsáveis pela administração pública optaram por fazer um transporte subterrâneo. O túnel por onde ele passava ficava entre os fundamentos de fileiras de prédios. O engenheiro responsável pela construção do primeiro metrô foi John Fowler e, com ele, trabalharam 3.500 operários. O ponto negativo da obra, foi que ele foi feito em uma parte mais pobre da cidade, então a construção deixou sem teto cerca de 12 mil pessoas.

Foto: Reprodução Internetmetro
 

O primeiro trecho que o meio de transporte faria viagem tinha 6 quilômetros de extensão. Na época, ainda não havia energia elétrica, o que fez com que o metrô precisasse ser movido a vapor. O principal combustível para esse vapor, era o carvão. Porém, o sistema de ventilação do meio de transporte não era totalmente seguro e correto, por causa dos gases. Por isso, alguns operários vieram a se intoxicar durante as obras. Para evitar esse problema, o metrô foi construído de maneira que, em alguns locais, o veículo estava abaixo do nível do solo, porém a céu aberto.

A partir de 1890, com a criação da eletricidade, o problema com os gases foi resolvido e os metrôs passaram a ser totalmente subterrâneos. Logo após a criação, esse meio de transporte se tornou “o queridinho” dos moradores de Londres. Não demorou muito tempo para que a rede e os horários de viagens fossem ampliados. Em 1900, já existiam sete linhas de metrô e 84 estações.

No Brasil, o metrô só chegou em 1974 e foi construído em São Paulo. Atualmente, ele é um dos principais meios de transporte, principalmente da capital paulista e também do Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução Internetmetro

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais