Onde ficava o Velho Oeste?

A região começou a ser povoada a partir de 1848, com a descoberta do ouro no Velho Oeste.

Você com certeza já assistiu algum filme do Velho Oeste, ou viu esse local em algum desenho, como, por exemplo, no Pica-Pau. Talvez, alguma vez você já tenha tido aquela dúvida “onde fica o Velho Oeste”. E hoje, nós vamos trazer essa resposta para você!

A região, que antigamente era chamada de Velho Oeste, fica nos EUA e, inicialmente, pertencia ao México. Hoje, no local ficam estados como Texas, Califórnia, Nevada, Novo México, Utah e Arizona.

Até a metade do século 19, a parte “habitada” dos EUA era à leste do Rio Mississippi (cerca de um quarto de todo o território do país). Em 1848, jazidas de ouro foram descobertas na atual Califórnia e, desde então, o Oeste foi incorporado ao território dos EUA e começou a ser explorado.

Em 1862, o presidente norte-americano Abraham Lincoln resolveu criar uma lei de incentivo a migração. As pessoas que aceitassem ficar no Oeste por pelo menos cinco anos, ganhariam terras na região. Foi ai que surgiram as primais cidades do Velho Oeste e também as rotas de exploração do ouro.

Foto: Reprodução InternetVelho Oeste

Como era o Velho Oeste?

Ao contrário do que vemos nos filmes e desenhos, o local era extremamente tranquilo. Isso porque existiam duras regras para os assentamentos de terra e, na maioria deles, o controle de armas era extremamente rigoroso.

Os roubos a banco que acontecem nas histórias fictícias, realmente não passam de imaginação. Segundo um levantamento da Universidade de Ohio, entre 1859 e 1890, somente 15 bancos foram assaltados nos 15 estados do Oeste.  Obviamente, aqueles tiroteios que todos imaginam, também não existiam.

Já os duelos eram reais, mas eles precisavam acontecer com hora marcada, seguindo muitas regras e principalmente: longe das cidades. Em alguns casos isolados, eles aconteciam dentro dos saloons (como eram chamados os bares da época), mas, era algo raro.

Os homicídios aconteciam raramente, e quando ocorriam, era nas cidades da fronteira. Estima-se que a média anual de assassinatos nessas cidades era de duas por ano.

Segundo alguns historiadores, os mitos e histórias fantasiosas envolvendo o Velho Oeste começaram com caravanas de circo que passavam pela região. Em seus espetáculos circenses, eles encenavam grandes duelos, pistoleiros e cowboys. Anos depois, com o surgimento do cinema, a ideia foi copiada e levada para a televisão.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais