Onde fica o Parque Nacional Serra da Capivara e o que tem nele?

A Serra da Capivara é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade e abriga a maior concentração de sítios arqueológicos da América.

O Brasil é um país com diversos parques nacionais e paisagens deslumbrantes. Não é à toa que o território brasileiro é muito visado para o turismo. Quando se trata da Serra da Capivara, além de muita beleza, esse local possui muita história.

Localizado no Piauí, o Parque Nacional Serra da Capivara abrange os municípios de Canto do Buriti, São Raimundo Nonato, São João do Piauí e Coronel José Dias e é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1991.

O local é uma unidade de conservação ambiental e possui algo especial: nele fica a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos de toda a América. Até o momento, existem pelo menos mil sítios arqueológicos cadastrados no local, sendo 173 deles abertos à visitação.

A Serra da Capivara possui muitos atrativos turísticos, um museu a céu aberto, arquitetura histórica, sítios arqueológicos e paleontológicos, além de trilhas e belíssimas formações rochosas, que deixam a paisagem com um visual único. A grande quantia de pinturas rupestres são um dos destaques do local. A fauna e a flora que habitam o parque são específicas da Caatinga.

Esse parque foi criado em 5 de junho de 1979, através do decreto nº 83.548, emitido pela Presidência da República. Atualmente, ele é administrado pelo ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

A visitação ao local é gratuita, mas é necessário que os turistas estejam acompanhados de guias turísticos devidamente cadastrados, que são pagos à parte. Para visitar o circuito completo do Parque Nacional Serra da Capivara, é necessário de pelo menos seis dias de visitas.

Para maior conforto dos turistas, o parque possui um Centro de Visitantes, onde é possível encontrar banheiros, lanchonete, auditório, sala de exposição e uma lojinha. Porém, o local não dispõe de áreas para pernoite, camping ou alojamento, sendo necessário que os turistas procurem pousadas e hotéis nos municípios próximos.

O acesso principal ao parque é feito pela sede da administração, que fica na cidade de São Raimundo Nonato. Outra opção é acessá-lo pelo município de  Coronel José Dias. Para mais informações, clique aqui.

Confira abaixo algumas fotos do Parque Nacional Serra da Capivara:

Foto: Pedro Santiago/G1Serra da Capivara.
Foto: DivulgaçãoSerra da Capivara.
Foto: Reprodução InternetSerra da Capivara.
Foto: Reprodução InternetSerra da Capivara.
Foto: Leonardo Costa/MTurSerra da Capivara.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais