Onde fica o maior cânion do mundo?

O Yarlung Tsangpo Grand Canyon é o maior do mundo e fica localizado na China.

Os cânions são lugares encantadores e que tiram o fôlego de quem os visita. Eles são grandes vales com encostas praticamente verticais. Esses paredões se formaram ao longo de milhares de anos, sendo resultado de erosões, decorrentes da ação do vento e da água. Em todo o mundo, o maior cânion é o Yarlung Tsangpo Grand Canyon, no Tibete, China.

Foto: Reprodução InternetO Yarlung Tsangpo Grande Canyon é o maior cânion do mundo.
O Yarlung Tsangpo Grande Canyon é o maior cânion do mundo.

Esse cânion chinês começa nas proximidades do Monte Kailash e vai até o norte da Índia, no rio Brahmaputra. Sua profundidade média é de 4.876 metros, mas em um determinado ponto pode alcançar os 6.009 metros. Ele também é o mais longo do mundo, tendo, no total, 504,6 quilômetros de extensão.

Por ser um local isolado, sua fauna e flora permanecem preservadas. Apenas algumas tribos locais são encontradas na região e fazem uso de seus recursos naturais. Com clima que varia do subtropical a ártico, a temperatura pode alcançar os 43,6ºC perto da fronteira com a Índia. Por ter condições extremas, o cânion recebeu o apelido de “Everest dos rios”.

Descubra: Qual a maior cadeia de montanhas do mundo?

O local possui diversas cachoeiras, sendo que a maior delas possui aproximadamente 33 metros de altura. Essas quedas d’água, assim como a região chamada Pemako, são consideradas sagradas para budistas tibetanos.

Atualmente considerado uma reserva nacional, o Yarlung Tsangpo começou a ser conhecido no século 19, quando geógrafos decidiram descobrir onde terminava o rio Tsangpo. Para explorar o local, alguns indianos foram recrutados, porém, por ter vários locais inacessíveis, a “missão” teve que ser cancelada.

Posteriormente, 500 toras de madeira com uma marcação diferenciada foram descartadas no rio. A ideia era ver até onde o material seria levado, porém o plano não funcionou. Somente em 1913 foi possível descobrir que o rio desaguava nas águas do Brahmaputra. A descoberta foi possível graças a uma expedição lançada por Frederick Marshman Bailey e Henry Morshead.

Conforme foi sendo descoberto, o local passou a ser explorado utilizando caiaques, porém algumas tentativas terminaram em mortes ou graves acidentes. Em 2002, pela primeira vez, um grupo conseguiu descer por completo a seção superior o Tsangpo. A equipe foi formada por Allan Ellard, Mike Abbott, Steve Fisher, Scott Lindgren, Willie Kern, Dustin Knapp e Johnnie.

Aprenda também: Quais os maiores desertos do mundo?

Foto: Reprodução InternetO Yarlung Tsangpo Grand Canyon recebeu o apelido de “Everest dos rios”.
O Yarlung Tsangpo Grand Canyon recebeu o apelido de “Everest dos rios”.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais