Onde fica e o que tem no Pantanal?
Se você gosta da natureza, conheça um pouco sobre um dos locais com maior quantidade de belezas naturais.
O Pantanal é um dos biomas mais bonitos e ricos do planeta. Apesar de não ser o maior ecossistema do mundo, ele é considerado a maior área de inundação contínua de todo o Planeta Terra. Ele é formado em um local com grandes planícies.
Ocupando cerca de 2% do território brasileiro, ele está localizado nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e ocupa também áreas do Paraguai e da Bolívia. Seu tamanho total é de 250 mil km². A região também é conhecida como Complexo do Pantanal. No Paraguai, o Pantanal recebe o nome de Chaco.

A região do Pantanal pode ter diferentes aparências, dependendo da época e local: pode se assemelhar a Amazônia, ao cerrado ou a caatinga. A fauna e a flora são bastante diversificadas. São mais de 1500 espécies de plantas, 700 espécies de aves, 280 tipos de peixes, 1300 espécies de borboletas, 120 tipos de mamíferos e 50 de répteis.
Em toda a vegetação existente, é possível encontrar gramíneas, pequenos arbustos, vegetação rasteira, plantas aquáticas, árvores de grande porte – sendo as mais comuns os ipês, figueiras, aroeiras, palmeiras e angicos – entre outras. Das diversas espécies de animais, as mais vistas são os jacarés, capivaras, tamanduás, lagartos, araras, emas, garças, jaburus, cobras, dourados, lobo-guará, tatus, jabutis, bicho preguiça, entre muitos outros.

As águas que inundam a planície vão para o rio Paraguai. Os rios que abastecem o Pantanal nascem em regiões altas e a água fica acumulada na região, principalmente durante o período de chuva, que vai de novembro a abril. Na época das chuvas, o Pantanal fica praticamente intransitável por terra.
O clima na região é seco e frio durante o inverno e quente e muito úmido durante o verão.
Importante para o planeta, o Pantanal é considerado Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera pela UNESCO. Esse bioma é o segundo mais preservado do Brasil, ficando atrás somente da Floresta Amazônica.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook
FONTE: Dr. Curioso