Onde fica e o que tem no Pantanal?

Se você gosta da natureza, conheça um pouco sobre um dos locais com maior quantidade de belezas naturais.

O Pantanal é um dos biomas mais bonitos e ricos do planeta. Apesar de não ser o maior ecossistema do mundo, ele é considerado a maior área de inundação contínua de todo o Planeta Terra. Ele é formado em um local com grandes planícies.

Ocupando cerca de 2% do território brasileiro, ele está localizado nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e ocupa também áreas do Paraguai e da Bolívia. Seu tamanho total é de 250 mil km². A região também é conhecida como Complexo do Pantanal. No Paraguai, o Pantanal recebe o nome de Chaco.

Foto: Reprodução InternetPantanal
 

A região do Pantanal pode ter diferentes aparências, dependendo da época e local: pode se assemelhar a Amazônia, ao cerrado ou a caatinga. A fauna e a flora são bastante diversificadas. São mais de 1500 espécies de plantas, 700 espécies de aves, 280 tipos de peixes, 1300 espécies de borboletas, 120 tipos de mamíferos e 50 de répteis.

Em toda a vegetação existente, é possível encontrar gramíneas, pequenos arbustos, vegetação rasteira, plantas aquáticas, árvores de grande porte – sendo as mais comuns os ipês, figueiras, aroeiras, palmeiras e angicos – entre outras. Das diversas espécies de animais, as mais vistas são os jacarés, capivaras, tamanduás, lagartos, araras, emas, garças, jaburus, cobras, dourados, lobo-guará, tatus, jabutis, bicho preguiça, entre muitos outros.

Foto: Reprodução InternetPantanal
 

As águas que inundam a planície vão para o rio Paraguai. Os rios que abastecem o Pantanal nascem em regiões altas e a água fica acumulada na região, principalmente durante o período de chuva, que vai de novembro a abril. Na época das chuvas, o Pantanal fica praticamente intransitável por terra.

O clima na região é seco e frio durante o inverno e quente e muito úmido durante o verão.

Importante para o planeta, o Pantanal é considerado Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera pela UNESCO. Esse bioma é o segundo mais preservado do Brasil, ficando atrás somente da Floresta Amazônica.

Foto: Reprodução InternetPantanal

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais