Oceano Atlântico "esconde" grande reservatório de água potável

A descoberta aconteceu após algumas pesquisas, que tiveram início em 2015.

Que a água potável é um dos elementos mais importantes para a vida no Planeta Terra, isso não é segredo. A novidade é que um reservatório escondido foi encontrado no fundo do Oceano Atlântico e poderá ser utilizado no futuro.

Após algumas pesquisas, geólogos localizaram um grande reservatório de água potável na costa leste dos Estados Unidos (possivelmente, o maior aquífero submarino já encontrado). Essa água está localizada embaixo da região norte do Oceano Atlântico, protegida por uma camada de sedimentos. A água não é doce, mas contém baixíssima quantia de sal, o que torna possível que ela seja “purificada”.

Veja também: Por que a água do mar é salgada?

As pesquisas que levaram a descoberta começaram em 2015. Através de um receptor eletromagnético, os pesquisadores puderam localizar a água. O aparelho foi levado a bordo de um navio, que percorreu a costa por dez dias. Para encontrar a água potável, os geólogos analisaram a condutividade elétrica no fundo do mar, pois a água salgada é melhor condutor do que a água doce. O resultado foi a localização de um aquífero que segue por pelo menos 350 km da costa atlântica norte-americana e que possui cerca de 2.800 km³ de água de baixa salinidade.

Longitudinalmente, estima-se que o reservatório ocupe desde o estado de Massachusetts até o estado de Nova Jersey. Ao sair da costa, ele ainda avança cerca de 80 km em direção ao mar. O tamanho não é exato, podendo ser até mesmo maior do que o relatado na pesquisa. Com esse achado, os pesquisadores acreditam que é possível existir outros aquíferos semelhantes em diferentes regiões dos oceanos.

A existência de água potável abaixo do solo marinho já era conhecida, pois nos anos de 1970, companhias de petróleo já haviam encontrado sedimentos dela durante as perfurações do solo. O que não se sabia era a dimensão desse aquífero.

A origem dessa reserva de água, provavelmente, é herança da última Era do Gelo. Após o derretimento das geleiras, o líquido teria ficado presa embaixo de sedimentos rochosos, consequentemente sendo preservada. Para alguns pesquisadores, o tamanho desse aquífero pode “competir” com os reservatórios existentes na terra.

A descoberta pode ser uma solução para resolver a falta de água em regiões áridas. Porém, para ser utilizada, é preciso que o líquido passe por um processo de dessalinização, visto que a água é salobra (contém uma pequena quantia de sal).

Descubra também: Qual o lugar mais fundo do oceano?

Foto: Reprodução InternetUm reservatório de água potável foi encontrado abaixo do Oceano Atlântico.
Um reservatório de água potável foi encontrado abaixo do Oceano Atlântico.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais