O que significa o fascismo?

O fascismo é um termo muito citado hoje em dia durante debates e discussões políticas.

A política é um assunto, em partes, complexo, que exige um pouco de pesquisa. Apesar de ser de extrema importância para a sociedade, é um tema que poucas pessoas dominam e gostam de falar. E isso é um dos motivos para, muitas vezes, não sabermos o que algumas palavras representam. Um exemplo é o que é o fascismo. Esse termo é muito usado em discussões, mas, às vezes, de forma totalmente equivocada.

Criado na Itália por Benito Mussolini em 23 de março de 1919, o fascismo foi um movimento político. O nome é derivado da palavra italiana fascio, que significa feixe, que era usado para punição corporal e remetia a autoridade e união. O fundador então se apossou do termo e passou a usá-lo com finalidade política.

Em 1922, ele se transformou no Partido Nacional Fascista e ganhou tendências bem específicas. Ele se tornou uma forma de regime autoritário, anticomunista e antiparlamentar, com um Estado autossuficiente. A definição exata do que foi o fascismo causa divergência entre historiadores, mas tudo indica que o principal objetivo do fascismo é combater a democracia.

Foto: Reprodução InternetSímbolo do fascismo, criado em 1919.
Símbolo do fascismo, criado em 1919.

Nesse tipo de regime político, o poder tem uma única autoridade e é fundamentado em organizações de massa. A maioria dos membros são pessoas da classe operária e burguesia, tanto rural quanto urbana.

Através da censura e da violência, ele reprime seus opositores, além de usar o militarismo e a religião como uma forma de controle e manipulação. Outra característica é a valorização do nacionalismo e da defesa do território nacional.

Atualmente, muitas pessoas usam o termo fascista para se referirem a “extrema direita”, ao autoritarismo, ao totalitarismo e até mesmo a ditadura militar. Porém, nem sempre essa relação faz sentido, pois em alguns casos, esses regimes foram menos democráticos que durante a política criada por Mussolini.

Fascismo x Nazismo

Muitas pessoas acham que essas duas formas de regime são sinônimos, porém, isso é um grande erro. A semelhança entre o fascismo e o nazismo é a popularidade quem ambos alcançaram entre as classes operárias.

Aprenda também: O que é um golpe de Estado?

Saiba: O que faz cada um dos três poderes?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais