O que significa a palavra ‘carioca’?

Descubra o que significa esse gentílico.

A maioria das pessoas sabe que carioca é quem nasce no Rio de Janeiro. Mas, o que poucos sabem, é a origem e significado dessa palavra. Essa palavra passou a ser um gentílico no período colonial, por causa do Rio Carioca, que abastecia a população local. Por causa do rio, a população passou a ser chamada de carioca pelos estrangeiros que chegavam à cidade.

A palavra carioca possui origem indígena, mas especificamente o tupi. Porém, seu significado é motivo de discussão. A explicação mais aceita é que o significado é casa de homem brancokari (homem branco) eoka (casa).

Segundo o livro “O Rio antes do Rio”, a palavra significa “casa de índio carijó”, tendo origem dos termos tupis kariîó(índio carijó) e oka (casa). Já de acordo com a obra “História Territorial do Brazil”, a palavra carioca foi adotada porque havia uma tribo indígena com esse nome. Por último, de acordo com o Dicionário Aurélio, existia uma tribo em Niterói, denominada por carii, significando então carioca como “casa de carii” – carii + oka.

Foto: Reprodução Internetcarioca
 

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais