O que são seres autótrofos?

Fazem parte dessa "classificação" as plantas, algas, alguns tipos de bactérias e protozoários.

Nas Ciências e na Biologia, os seres vivos são classificados de diferentes maneiras, de acordo com suas características, hábitos de vida, aparência, estrutura celular, etc. E uma dessas classificações é quanto aos seres autótrofos.

Os autótrofos são aqueles seres vivos que produzem seu próprio alimento. Essa palavra possui origem grega, sendo que autos significa “o próprio” e trophos “que se alimenta”. Entre eles estão as plantas, as algas, alguns tipos de bactérias e protozoários.

A alimentação desses seres acontece quando substâncias orgânicas são produzidas a partir de substância inorgânicas retiradas do meio ambiente. Esse processo acontece através da fotossíntese ou da quimiossíntese.

Fotossíntese

Durante o processo de fotossíntese, esses seres transformam a luminosidade em energia. A energia que é retirada da luz, é transformada em moléculas de glicose, que são usadas para construir e manter a atividade celular daquele ser.

Quimiossíntese

A quimiossíntese é o nome do processo realizado por fungos e bactérias. Para produzir um alimento, eles não precisam de luz, pois transformam em comida a água, matéria orgânica e até o gás carbônico.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais