O que são e como se formam os recifes de corais?

Descubra como esse lindo ecossistema se forma.

Os recifes de corais são ecossistemas que abrigam uma inúmera quantidade de animais e plantas. Eles são considerados o habitat marinho mais diversificado do planeta.

Esse ecossistema é uma estrutura rochosa, formada por diferentes organismos marinhos que tenham esqueleto calcário. A formação deles acontecem por meio do carbonato de cálcio, produzido por pequenos pólipos, que se agrupam, formando a estrutura dos corais. Um tipo de alga chamada de zooxanthelae se junta a esses pólipos e é a “responsável” por colorir os corais, os tornando um  ambiente rico e belo. Quando os pólipos morrem, pólipos com vida sobrepõe os esqueletos sem vida, dando continuidade ao coral.

Foto: Reprodução internetCorais

O ambiente mais propício para a formação de um recife de corais são locais onde a água permanece quente, clara e rasa, apesar de já terem sido registrados recifes em águas profundas.

Nos recifes de corais habitam uma grande variedade de peixes, algas, moluscos, crustáceos e cnidários. Acredita-se que metade de toda a vida marinha sobreviva em torno dos recifes de corais.

Existem três tipos de recifes de corais:

Recifes em franja – crescem próximo a ilhas e continentes. São formados ao longo da linha da costa onde o substrato existente é duro, permitindo a fixação dos primeiros colonizadores de corais. São separados da costa por lagoas estreitas e rasas.

Recifes de barreiras – também se encontram próximos a costas, porém mais afastados do que os recifes em franja. Eles são separados da costa terrestre por lagoas profundas e largas.

Recifes atóis – tem formato circular, formando uma lagoa em seu centro. Estão localizados no meio dos oceanos e normalmente, se formam quando topos de ilhas afundam no meio do mar. Normalmente essas ilhas são antigos vulcões. A maior parte desse tipo de recife está localizada no Oeste do Indo-Pacífico.

Da totalidade de recifes existentes, 60% deles ficam no Oceano Índico, 25% no Oceano Pacífico e 15% no Oceano Atlântico.

No Brasil, esse ecossistema é encontrado por cerca de 3 mil quilômetros de costa, que vai do estado do Maranhão até o sul da Bahia.

Foto: Reprodução internetCorais
Foto: Reprodução internetCorais

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais