O que podemos encontrar nos manguezais?

Descubra as riquezas naturais desse ecossistema.

Os manguezais são um ecossistema alagado, presente nas regiões litorâneas. O ambiente é formado por água salobra, que é o resultado do encontro da água de rios e a água do mar. No Brasil, podemos encontrar 15% dos manguezais existentes no mundo, numa área que vai de Laguna, em Santa Catarina, até Cabo Orange, no Amapá.

Foto: Reprodução InternetManguezal

Esse lugar possui variedade em sua flora e, principalmente, em sua fauna. O ambiente é o habitat de muitos animais, parte deles moradores permanentes, e parte deles que vem aos manguezais em busca de proteção ou alimento. O solo desse ambiente é extremamente nutritivo e rico em matéria orgânica, porém, poucas espécies de plantas se adaptam a ele por causa da salinidade.

As plantas dos manguezais são predominantemente halófilas, se adaptando as variações constantes de sal na água, e pneumatóforas, que possuem raízes aéreas e respiram através delas.

Na fauna desse ecossistema, encontramos a presença de peixes, sururus, taiobas, ostras, mariscos, caranguejos, crustáceos diversos e muitas aves. Após o nascimento em alto mar, os camarões se deslocam para regiões de manguezais, onde permanecem por um período de suas vidas, até ficarem maiores, e só depois retornam para o mar.

Foto: Reprodução InternetManguezal

Muitos anfíbios, répteis e até mamíferos procuram esse ambiente durante sua vida. A lontra e o guaxinim, por exemplo, o utilizam como fonte de alimentos, local para reprodução e para se refugiar de predadores. Também é possível encontrar jacarés em manguezais a procura de alimentos.

Para as aves, o local é um ótimo berçário. É o ambiente ideal para acolher aves migratórias por um determinado tempo, que geralmente, aproveitam a estadia no local para se reproduzirem.

As plantas dos manguezais possuem pouca variedade de espécies. Basicamente, elas são limitas ao mangue vermelho, mangue branco, mangue preto e o mangue botão. Bromélias e orquídeas também podem ser encontradas com facilidade no local.

As raízes dos mangues tem um papel importante na preservação desse ambiente. Além de abrigar muitas espécies em torno delas, elas protegem o ambiente diminuindo o impacto da água sobre o solo e diminuindo a erosão.

Foto: Reprodução InternetManguezal

Importância dos manguezais

Além de ser um ecossistema cheio de vida, ele é importante economicamente. Cerca de 90% de todo o alimento extraído do mar que consumimos, é retirado desse ambiente.

Para muitas comunidades ribeirinhas, o manguezal é a única fonte de extração de produtos para serem vendidos, e também para consumo próprio.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais