O que molha mais: correr ou andar quando chove?

Algumas pessoas acreditam que não adianta correr quando se está na chuva, pois vai molhar mais do que andando. E muitas pessoas acreditam ao contrário, que correr é a melhor solução.

Você já deve ter se perguntado o que é menos pior em caso de estar na chuva sem guarda-chuva. Uma coisa é fato: se molhar é inevitável. Algumas pessoas acreditam que não adianta correr quando se está na chuva, pois vai molhar mais do que andando. E muitas pessoas acreditam ao contrário, que correr é a melhor solução.

Mas, e qual das opções é a correta? A resposta certa é as duas opções, dependendo da chuva. Muitos fatores interferem na resposta para essa dúvida, como a distância a ser percorrida, a intensidade da chuva, a área do corpo, e principalmente, o ângulo em que as gotas estão caindo no momento em que atingem o corpo.

“Os elementos que determinam a quantidade de água que uma pessoa vai receber são a velocidade resultante da chuva e a superfície de contato. Mas, o que importa é o ângulo que gotas fazem ao atingir o corpo. Quanto maior o ângulo de inclinação na vertical, mais chuva o cara vai tomar. E isso aumenta à medida que a velocidade da pessoa fica maior”, explica Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da USP, em entrevista a Revista Mundo Estranho.

Veja abaixo como se molhar menos, em algumas situações.

Chuva forte

Se a chuva for um toró, super forte, tanto faz. Se você correr, você vai se molhar mais, mas ficará menos tempo na tempestade. Se andar, se molhará menos, mas ficará mais tempo embaixo da chuva, então, no fim das contas, você se molhará igual correndo ou andando.

Chuvisco

Se a chuva for apenas uns chuviscos e estiver caindo em linha reta, a melhor opção é andar, pois menos gotas irão atingi-lo quando se movendo em velocidade mais lenta, atingindo uma menor área do corpo.

Para salvar o penteado

Se você não pode estragar a chapinha, a melhor opção é correr assim que a chuva aparecer. Quando se movimentar em maior velocidade, os pingos de chuva vão atingir mais a parte frontal do corpo (cobrir a cabeça também ajuda, viu?!). Se não precisar se preocupar com os cabelos, vá andando, pois assim a chuva cairá perpendicular ao corpo e atingirá mais a cabeça e ombros.

Gordinhos, corram! Magrinhos, andem!

Se você é fisicamente maior, você tem uma área maior para ser atingida pela chuva. A melhor solução é correr, pois ai você ficará menos tempo sendo alcançado pela água. Se você for magrinho, a melhor solução é andar, pois a área de contato do corpo é menor.

Foto: Reprodução Internetchuva

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais