O que foi o período Triássico?

Ele foi primeiro período da Era Mesozoica, entre o Permiano e Jurássico. Sua existência aconteceu entre 200 e 250 milhões de anos atrás.

Ao longo da história da humanidade, nosso planeta passou por diversos períodos e eras. Um deles foi o período conhecido como Triássico ou Triásico. Ele foi um período geológico que aconteceu entre 200 e 250 milhões de anos atrás, sendo o primeiro período da Era Mesozoica, entre o Permiano e Jurássico. Esse período foi nomeado por Friedrich Von Alberti, em 1834.

O início e o fim do período Triássico foi marcado pela extinção em massa de diversas espécies. Seu começo foi marcado pelo extermínio do Permiano-Triássico, que resultou no empobrecimento da biosfera da Terra. Durante o período, os principais vertebrados existentes eram os terapsídeos e os arcossauros. Um tipo de dinossauros surgiu durante o período, porém eles não sobreviveram até o período Jurássico.

Os primeiros mamíferos como conhecemos hoje evoluíram nesse período, desenvolvendo algumas das características que conhecemos atualmente. Durante o Triássico, os primeiros vertebrados voadores também se desenvolveram: os pteurossauros. Onde hoje é a África, existia uma fauna uniforme em quase todo o continente, dominada pelos terópodes, ornitísquios e prossaurópodes.

A Pangeia, vasto continente, existiu até esse período. Seu clima era bastante quente e seco, com grandes desertos. O clima só foi alterado quando o continente se dividiu, adquirindo a forma como conhecemos hoje. Os sedimentos que existiam no fundo dos oceanos durante esse período, também desapareceram, por causa das placas oceânicas.

Durante esse período, a maioria da vegetação foi substituída pelas coníferas. Alguns pesquisadores descobriram fósseis de Licófitas que existiam durante o Triássico. Nas florestas, além das coníferas, era possível encontrar uma grande quantidade e variedade de samambaias, que se mantiveram por quase todo o período Mesozóico, pois conseguiam se adaptar a altas temperaturas.

Seu final foi marcado pela extinção de muitos grupos de animais e os dinossauros passaram então a serem os dominantes ao chegar no período Jurássico. Outro material que sumiu durante esse período, foi o carvão. Esse evento é conhecido como lacuna do carvão. O local que mais sofreu com extinção quando o Triássico terminou foram os oceanos. Praticamente metade dos gêneros marinhos desapareceram e estima-se que 22% das famílias marinhas foram exterminadas. A causa do fim desse período ainda é desconhecida.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais