O que faz uma avalanche acontecer e quantas são registradas por ano?

Números apontam que anualmente, aproximadamente 150 pessoas morram por causa de avalanches em diversos locais do planeta.

As avalanches são deslizamentos de gelo, neve, e algumas vezes até de rochas, que podem acontecer em diversas proporções. Elas ocorrrem em locais com inclinação superior a 25 graus, quando uma quantia de neve solta e pouco densa se separa do restante da camada de gelo ou da encosta de uma montanha. A cada ano, cerca de 1 milhão de avalanches são registradas em todo o mundo.

Esses deslizamentos de gelos podem acontecer por diversos motivos: terremotos, peso da neve, mudanças climáticas, mudanças bruscas de temperatura (causam o descongelamento e congelamento da neve de forma muito rápida), um grande impacto sofrido pela neve, por causa do peso de um esquiador ou até mesmo devido a um ruído muito forte.

Foto: Reprodução InternetAvalanche

A maioria das avalanches acontece em locais desabitados do planeta, mas quando ela ocorre em áreas cuja presença do ser humano é existente, é preciso tomar medidas de segurança rapidamente, e é por isso que normalmente as equipes de resgate utilizam helicópteros no salvamento. As pessoas soterradas por uma avalanche precisam ser resgatadas em até 15 minutos, pois em tempo superior podem morrer por falta de ar e não resistirem ao frio. Durante as operações de buscas por vítimas, os bombeiros costumam usar longas “varas” para perfurar a neve e tentar encontrar sobreviventes. Números apontam que anualmente, aproximadamente 150 pessoas morram por causa de avalanches em diversos locais do planeta.

Durante uma avalanche, a nuvem de neve pode alcançar até 50 metros de altura e atingir uma velocidade de 400 km/h. Essas características são suficientes pra causar grande destruição por onde o material passa, arrastando árvores, casas e tudo mais que estiver pela frente. Por ser um fenômeno que dificilmente pode ser previsto, moradores de áreas de risco tomam algumas precauções, como por exemplo, construindo enormes muros para desviar a neve. Estações de esqui costumam usar explosivos nas áreas utilizadas pelos visitantes, como forma de antecipar os deslizamentos.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais