O que faz um estivador?

O estivador é um profissional que trabalha em embarcações, seja ela uma embarcação principal ou auxiliar.

Existem muitas profissões que não são conhecidas, ou pelo menos, não sabemos o nome dado a elas. E o estivador é uma dessas profissões. Poucas pessoas sabem o que faz esse profissional.

O estivador é o técnico responsável pela colocação, retirada e arrumação de cargas nos porões ou convés de embarcações. Ele muitas vezes é confundido com operários dos portos, mas a principal característica de um estivador é que esse profissional trabalha somente a bordo, nunca em terra.

Esse profissional também é o encarregado da movimentação e sinalização para o deslocamento da carga e também dos equipamentos a bordo da embarcação. Em casos de acidente, ele é o responsável pelas ações de contingência. Para realizar seu trabalho, ele dispõe de recursos como guinchos, tratores, empilhadeiras e sistemas de movimentação de carga.

Uma pessoa que trabalha como estivador exerce a função de contra-mestre geral, contra-mestre de porão, monotécnico e até operário de porão. Ele faz o contato entre as empresas que operam no porto e os conferentes e trabalhadores. Ele também é o responsável por delegar funções para o contra-mestre de porão.

A profissão é considerada de alto risco, insalubre e bastante estressante, motivo que tem levado as empresas a automatizarem esse trabalho. Um dos principais fatores de risco para esses trabalhadores, é a péssima condições de grande parte das embarcações. Porém, essa automatização não significa uma ameaça para os estivadores.

Veja também: O que é um enxadrista?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais