O que faz um cartógrafo?

Graças aos cartógrafos, podemos nos locomover sabendo como chegar aos nossos destinos!
Foto: Reprodução InternetMapas

A Cartografia é uma das profissões mais antigas que existem. Esses profissionais fazem mapas, plantas e cartas. Essa data é tão importante, que o dia 06 de maio é considerado o Dia do Cartógrafo. A profissão começou a surgir a partir do século II da Era Cristã, com o grego Ptolomeu. Porém, há registros de um “antepassado” dos mapas com cerca de 5 mil anos.

Os mapas são importantes para a civilização desde a antiguidade. É com eles que nós nos guiamos para viajar, para encontrar lugares que precisamos ir. São os mapas que guiam aviões, ônibus e demais meios de transporte. É com eles que militares conseguem montar planos de fuga e rotas para ataques durante uma batalha. E também é graças aos mapas (hoje eletrônicos, por meio do GPS) que o entregador de pizza acha nossa casa com facilidade e nos entrega aquele alimento delicioso.

Os cartógrafos são responsáveis pelo estudo, planejamento, coleta de dados, análise e organização desses materiais. São eles que analisam a área geográfica antes de fazer um mapa daquele local. Para fazer o mapeamento de uma região, o cartógrafo precisa projetar, dirigir e fiscalizar a execução dos apoios topográficos.

Para conseguir exercer a profissão, os cartógrafos devem ter conhecimentos a respeito de solo, relevo, vegetação, demografia, clima e recursos hídricos.

A Cartografia está ligada a muitas áreas do conhecimento, como Geografia, Arquitetura, Geologia e Biografia. Profissionais dessas áreas, muitas vezes, precisam do auxilio de um cartógrafo para realizarem suas atividades.

Além de fazer mapas, é esse profissional que auxilia a prefeitura com os imóveis das cidades, ajudando no levantamento para que seja feita a cobrança do Imposto Predial, o famoso IPTU.

O salário médio inicial de um cartógrafo é R$ 2.100,00. As universidades que oferecem o curso no Brasil são: Unesp, em Presidente Prudente-SP, IME e UFRJ, no Rio de Janeiro, UFPE, em Recife, UFPR, em Curitiba e UFRGS, em Porto Alegre.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais