O que é uma floresta boreal?

Esse tipo de floresta, formado por coníferas ou taigas, é encontrada no hemisfério norte.

A floresta boreal é um bioma formado pela taiga ou conífera, como também é chamada. Esse tipo de floresta é encontrado no hemisfério norte, em regiões com temperaturas muito frias e úmidas, com clima subártico. A vegetação conífera é formada por pinheiros, ciprestes, abetos, espruces e larícios.

As características dessas árvores são troncos retos e muito altos, copas em formato de cone, folhas finas em formato de agulhas e revestidas por uma substância como a resina. Esse revestimento é importante, pois faz com que a neve não acumule sobre a árvore e não congele. O formato de cone das árvores também contribui para que a neve deslize para o solo e não permaneça nos galhos e folhas.

Foto: Reprodução internetFloresta boreal

Nessa floresta, as árvores crescem muito próximas umas das outras, o que faz com que a luz solar não chegue ao solo, o que faz com que a vegetação rasteira seja limitada a musgos, liquens e alguns poucos arbustos.

Não é possível encontrar uma grande variedade e quantidade de animais nessas florestas devido às condições climáticas do lugar. Os animais mais comuns – a maioria deles mamíferos – são esquilos, coelhos, alces, renas, lobos, raposas, ursos, aves migratórias e arminhos.

A temperatura nas florestas boreais costuma ser -50ºC durante o inverno e no máximo 20ºC durante o verão. As chuvas acontecem com pouca frequência na região e o solo é raso e pobre em nutrientes.

Foto: Reprodução internetFloresta boreal

Para conseguir sobreviver nesse tipo de região, a flora local precisou se adaptar. As folhas das árvores, por exemplo, não caem. Com isso, elas podem captar toda a luz solar possível e realizarem a fotossíntese, sem gastar energia e nutrientes para produzir novas folhas.

Assim como as florestas tropicais, as florestas coníferas, apesar de pouco habitadas, já começam a dar sinais de exploração. A mineração e a fabricação de papel em sido a principal ameaça para esse bioma.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais