O que é uma barragem de rejeitos?

As barragens de rejeitos começaram a ser mais conhecidas pela população após serem as responsáveis por tragédias em Mariana e Brumadinho (MG).
Foto: Reprodução Internetbarragem de rejeitos

Recentemente, o Brasil foi palco de duas tragédias envolvendo as barragens de Mariana e Brumadinho, ambas no estado de Minas Gerais. Barragens de rejeitos estouraram nesses locais e causaram grande destruição e um alto número de mortes.

Normalmente, quando falamos em barragens, pensamos logo em contenção de água, mas não é o caso das barragens de rejeitos, que pertencem a mineradoras. Segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), no Brasil existem pelo menos 717 barragens de rejeitos, 43 delas classificadas como de alto dano potencial associado.

As barragens de rejeitos são os depósitos do material que sobra quando se separa o minério da rocha. Esse material é encaminhado para as barragens em forma de polpa, uma mistura de água com material sólido. Essas barragens são necessárias para a mineração para que não ocorra danos ambientais e as características exatas desse rejeito dependem do tipo de minério que está sendo extraído e do processo de beneficiamento empregado.

Segundo a mineradora Samarco, conforme os rejeitos são despejados na barragem, a parte sólida vai se acumulando o fundo dela e a água que permanece na superfície é drenada e tratada, podendo ser reutilizada na extração de minério ou devolvida para o meio ambiente. Com o passar dos anos, a barragem vai secando e deixa de receber novos rejeitos.

A estrutura das barragens é composta por um dique principal/barramento, que tem a função de conter os rejeitos e é o ponto mais baixo da barragem, por uma crista, que é o ponto mais alto da barragem e onde começa o depósito de rejeitos, por um reservatório de rejeitos, que é onde o material será colocado, por diques auxiliares, por uma ombreira, que é o terreno natural onde a barragem se encaixa, por um vertedouro que permite a saída de água do reservatório no alto da barragem e pela drenagem interna, estrutura que serve para canalizar a água no fundo da barragem.

Após as duas tragédias envolvendo barragens brasileiras, muitas autoridades tem pedido que esse tipo de armazenamento seja desativado e que as mineradoras construam barragens com risco menor ou que busquem outra forma de descartar os rejeitos.

Veja também: Qual a maior barragem de água do Brasil?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais