O que é um Patrimônio da Humanidade?

Esse título é dado pela Unesco para determinados locais, porém, eles devem seguir diversos critérios para conquistarem tal status.

O mundo é cheio de locais belíssimos e cheios de história, que são importantes para todos os países do mundo, mesmo que esses lugares não estejam localizados em seus territórios. Chamados de Patrimônio da Humanidade, eles são classificados entre Natural, Cultural e Misto. Esse título é dado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Quando se trata de Patrimônio Cultural da Humanidade, podem receber tal título edifícios, monumentos ou sítios que possuam valor arqueológico, histórico, etnológico, estético, científico ou antropológico. Músicas também estão inclusas nessa categoria e podem ganhar tal intitulação.

O Patrimônio Natural são formações físicas, geológicas ou biológicas excepcionais, habitats de espécies de animais e plantas ameaçadas de extinção, além de áreas com valor estético, científico e de conservação. O Patrimônio Misto, como o próprio nome já sugere, é quando o local possui características naturais e culturais que precisa ser preservadas.

Foto: Site Alma de ViajanteO Complexo de Pirâmides é um dos patrimônios mundiais mais famosos.
O Complexo de Pirâmides é um dos patrimônios mundiais mais famosos.

Quando um local é tombado pela Unesco e se torna patrimônio da humanidade, a organização contribui com a conservação da área, pois considera ela um bem de valor inestimável e irremovível da nação. No caso de patrimônio em risco, os cuidados são redobrados e especiais, além do lugar entrar na lista de Patrimônios Ameaçados.

A ideia de criar esses títulos surgiu em 1972, durante a 17ª reunião da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Eles temiam que diversos locais importantes desaparecessem com a evolução da vida social e econômica, e também por causa da deterioração natural que tudo sofre. O objetivo então era desenvolver um meio de proteger e conservar esses lugares.

Para escolher um local como Patrimônio da Humanidade, alguns critérios são avaliados:

Os bens culturais devem:

i. representar uma obra-prima do gênio criativo humano, ou;

ii. ser a manifestação de um intercâmbio considerável de valores humanos durante um determinado período ou em uma área cultural específica, no desenvolvimento da arquitetura, das artes monumentais, de planejamento urbano ou de paisagismo, ou;

iii. aportar um testemunho único ou excepcional de uma tradição cultural ou de uma civilização ainda viva ou que tenha desaparecido, ou;

iv. ser um exemplo excepcional de um tipo de edifício ou de conjunto arquitetônico ou tecnológico, ou de paisagem que ilustre uma ou várias etapas significativas da história da humanidade, ou;

v. constituir um exemplo excepcional de habitat ou estabelecimento humano tradicional ou do uso da terra, que seja representativo de uma cultura ou de culturas, especialmente as que tenham se tornado vulneráveis por efeitos de mudanças irreversíveis, ou;

vi. estar associados diretamente ou tangivelmente a acontecimentos ou tradições vivas, com idéias ou crenças, ou com obras artísticas ou literárias de significado universal excepcional (o Comitê considera que este critério não deve justificar a inscrição na Lista, salvo em circunstâncias excepcionais e na aplicação conjunta com outros critérios culturais ou naturais).

É igualmente importante o critério da autenticidade do sítio e a forma pela qual ele esteja protegido e administrado.

Foto: Reprodução InternetA Igreja da Sagrada Família, na Espanha, é uma das mais belas construções a receber o título de Patrimônio da Humanidade.
A Igreja da Sagrada Família, na Espanha, é uma das mais belas construções a receber o título de Patrimônio da Humanidade.

Os bens naturais devem:

i. ser exemplos excepcionais representativos dos diferentes períodos da história da Terra, incluindo o registro da evolução, dos processos geológicos significativos em curso, do desenvolvimento das formas terrestres ou de elementos geomórficos e fisiográficos significativos, ou

ii. ser exemplos excepcionais que representem processos ecológicos e biológicos significativos para a evolução e o desenvolvimento de ecossistemas terrestres, costeiros, marítimos e de água doce e de comunidades de plantas e animais, ou;

iii. conter fenômenos naturais extraordinários ou áreas de uma beleza natural e uma importância estética excepcionais, ou;

iv. conter os habitats naturais mais importantes e mais representativos para a conservação in situ da diversidade biológica, incluindo aqueles que abrigam espécies ameaçadas que possuam um valor universal excepcional do ponto de vista da ciência ou da conservação.

Também são critérios importantes a proteção, a administração e a integridade do sítio.

Foto: Reprodução InternetUm dos pontos turísticos mais encantadores da África, a Catarata Vitória recebeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade em 1989.
Um dos pontos turísticos mais encantadores da África, a Catarata Vitória recebeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade em 1989.

No Brasil existem 21 locais que receberam o título de Patrimônio da Humanidade, sendo sete deles Naturais e 14 Culturais. Veja abaixo quais são esses lugares:

Sítios do Patrimônio Cultural:

- Cidade Histórica de Ouro Preto, Minas Gerais 

- Centro Histórico de Olinda, Pernambuco  

- As Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande de Sul e Argentina

- Centro Histórico de Salvador, Bahia  

- Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, Minas Gerais  

- Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal  

- Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Piauí 

- Centro Histórico de São Luís do Maranhão 

- Centro Histórico da Cidade de Diamantina, Minas Gerais 

- Centro Histórico da Cidade de Goiás 

- Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, Sergipe

- Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar

- Conjunto Moderno da Pampulha

- Sítio Arqueológico Cais do Valongo

Foto: Site Viagem e TurismoO Centro Histórico de Olinda é um dos locais no Brasil com o título de Patrimônio da Humanidade.
O Centro Histórico de Olinda é um dos locais no Brasil com o título de Patrimônio da Humanidade.

Sítios do Patrimônio Natural:

- Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná e Argentina 

- Mata Atlântica - Reservas do Sudeste, São Paulo e Paraná

- Costa do Descobrimento - Reservas da Mata Atlântica, Bahia e Espírito Santo  

- Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia Central

- Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul 

- Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas, Goiás

- Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais