O que é um golpe de Estado?

O primeiro golpe de Estado que se tem conhecimento na história é o Golpe do 18 Brumário, provocado por Napoleão Bonaparte.

Muitas vezes, quando se fala em golpe de Estado, as pessoas automaticamente ligam esse fato a uma intervenção militar. Porém, a definição desse tipo de golpe é mais ampla do que isto.

No sistema democrático de um Estado, os representantes dos cargos executivos e legislativos são eleitos pelo povo, através do voto. O golpe interfere nessa democracia, pois coloca no comando alguém aleatoriamente escolhido, que não passou por um processo eleitoral democrático.

O golpe de Estado acontece quando um indivíduo assume o poder a força, mas não necessariamente esse indivíduo é militar. Ele pode ser qualquer pessoa que esteja disposta a realizar o golpe. Um exemplo disso foi em Honduras, onde Roberto Micheletti, presidente do Congresso, assumiu o cargo de presidente.

Quando um golpe acontece, também não significa que a população perderá direitos ou a vida dos cidadãos irá se tornar um caos total. Tudo dependerá do “ditador” que assumir o poder daquele país. Ou seja, tudo é incerto.

Esse tipo de ruptura institucional inesperada pode se caracterizar por ser violenta ou não, por interessar a maioria ou a minoria da população, além de poder ser feita por uma pessoa ou um grupo.

Primeiro golpe da história

O primeiro golpe de Estado que se tem conhecimento na história é o Golpe do 18 Brumário, provocado por Napoleão Bonaparte. Essa ação tinha o objetivo de fortalecer a liderança e poder dele na França.

Expressão

O nome Golpe de Estado foi elaborado no século XVII, por um francês chamado Gabriel Naudé. Em seu livro, intitulado “Considerações políticas sobre os golpes de Estado”, ele define o golpe como: “[…] ações audazes e extraordinárias que os príncipes se veem obrigados a executar no acontecimento de empreitadas difíceis, beirando o desespero, contra o direito comum, e sem guardar qualquer ordem ou forma de justiça, colocando em risco o interesse de particulares pelo bem geral".

Confira também: O que é uma intervenção militar?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais