O que é um gêiser?

Conheça mais um encantador fenômeno da natureza.

Para nós, simples brasileiros, a palavra gêiser não representa muita coisa. Mas, o significado dela é um ambiente que muitos consideram encantador.

Foto: Reprodução InternetGêiser

A palavra gêiser tem origem islandesa e significa “fonte jorrante”. Os gêiseres são buracos que expelem um forte jato de água quente e também vapor, presentes no interior da terra. Por depender de magma incandescente para existir, o gêiser só se forma em regiões onde se encontram vulcões em atividade.

Através do calor do material vulcânico, a água, proveniente de chuva ou neve derretida é aquecida, podendo chegar a temperaturas de 200°C e, posteriormente, ela ganha pressão e acaba sendo “expulsa” do solo, formando uma coluna de água que pode ter alturas variadas, em alguns casos, ultrapassando os 100 metros.

O processo é parecido com o que acontece em estâncias termais, porém, a pressão recebida pela água nos gêiseres é maior, pois as fendas por onde as águas passam são mais estreitas, fazendo com que ela seja expelida como se fosse uma erupção. O intervalo entre um jato de água e outro é variável, e dependem as condições do ambiente onde ele se encontra. Depois de expelir a água, grandes quantias de vapor saem dos buracos dos gêiseres.

Foto: Reprodução InternetGêiser

Em todo o Planeta Terra, existem menos de mil gêiseres. Eles são sensíveis, pois pequenos terremotos podem fazê-los desaparecer, como aconteceu com o famoso gêiser Waimangu, que ficava na Nova Zelândia. Ele chegou a disparar jatos d’água de 480 metros de altura, mas um deslizamento provocou seu desaparecimento, o soterrando em 1904.

Praticamente todos os gêiseres conhecidos estão localizados nos EUA (país com maior número de gêiseres), Nova Zelândia, Islândia, Chile, Japão e Rússia.

Atualmente, o maior gêiser do mundo é o Steamboat, localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA. Quando ele faz grandes erupções, a altura da água pode chegar aos 90 metros. O intervalo entre as erupções é bastante variado, podendo ter intervalos de quatro dias ou até 50 anos. As erupções mais frequentes desse gêiser possuem cerca de 4 metros de altura.

Veja também: O que é a Depressão de Afar?

Foto: Reprodução InternetSteamboat
Atualmente, o Steamboat é o maior Gêiser do mundo.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais