O que é o pote da calma?

Apesar de ter sido criado para ser utilizado com crianças, o pote da calma pode ser utilizado com adultos também.
Foto: Reprodução InternetPote da calma

A agitação é algo que faz parte da vida da maioria das pessoas. Seja pelo modo de vida corrido que vivemos atualmente ou por outras razões, todos temos momentos de estresse, raiva, ansiedade e outros sentimentos que nos tiram o chão. No caso de crianças, essas situações podem prejudicar o aprendizado e as fases da vida dos pequeninos.

Pensando nisso, a pedagoga e educadora Maria Montessori criou uma técnica para facilitar o aprendizado e ajudar as crianças a se acalmarem. Para criar o pote da calma, ela analisou e focou em diversas atividades que contribuíssem para que elas pudessem se relacionar com suas emoções, podendo ser usado por exemplo, após a criança passar por períodos de choro ou por uma briga.

O pote da calma é feito com um recipiente transparente, que pode ser de vidro ou de plástico, e dentro deve ser colocado água, cola, tinta e glitter. Lantejoulas e outros elementos coloridos também podem ser adicionados no “brinquedo calmante”.

Apesar de ter sido feito para crianças, a técnica também serve para acalmar adultos. Ao agitar o pote, o glitter se agita de uma forma hipnotizante, fazendo a pessoa se concentrar no que está vendo e esquecendo suas preocupações e sentimentos. É como se o pote da calma deixasse a mente “em branco”.

Foto: Reprodução InternetPote da calma

Mesmo para as pessoas mais velhas, às vezes é difícil lidar, absorver, entender e expressar as emoções e acontecimentos. Após utilizar desse calmante, fica mais fácil que crianças e adultos consigam pensar sobre o que sentem e conversar sobre o ocorrido.

É importante destacar que somente utilizar o pote da calma não é o suficiente. Após o efeito calmante, é preciso falar a respeito da raiva e demais sentimentos, para que se possa agir de forma diferente quando for necessário lidar com eles novamente. Quanto mais cedo a técnica for aplicada na vida das crianças, mais rápido elas aprenderão a enfrentar diversas situações ao longo da vida.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais