O que é o plástico verde?

Ele é sustentável e possui as mesmas propriedades do plástico comum que conhecemos.

O plástico verde (polietileno verde) é um material desenvolvido e produzido pela empresa brasileira Braskem. Ele é considerado inovador, tecnológico e sustentável. Anualmente, a empresa produz cerca de 200 mil toneladas desse plástico. Em 2012, a criação desse material resultou na premiação da empresa no Prêmio Finep, na categoria Inovação Sustentável.

Produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar, o plástico verde é uma matéria prima renovável. Ele contribui com o meio ambiente, pois a quantidade de gases causadores do efeito estufa emitidos durante a produção é bastante reduzido. Porém, o custo para sua produção é maior.

Esse plástico, apesar de ser feito de matéria prima vegetal, possui as mesmas propriedades e versatilidade dos plásticos feitos a partir de polietilenos de origem fóssil (petróleo e gás natural, por exemplo). Assim como os outros plásticos, o verde também pode ser reciclado.

Uso no espaço

Usando o plástico verde, diversas ferramentas são feitas e utilizadas por astronautas na Estação Espacial Internacional.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais