O que é o fevereiro laranja e fevereiro roxo?

Fevereiro foi escolhido como mês de conscientização a respeito da Leucemia, do Lúpus, da Fibromialgia e ao Mal de Alzheimer.

Assim como os demais meses do ano, fevereiro também possui cores e faz alusão a alguma campanha de saúde. Aliás, esse é um dos meses que visa conscientizar sobre diversas doenças, por isso tem grande importância. As campanhas Fevereiro Laranja e Fevereiro Roxo são distintas.

Fevereiro Laranja

A campanha Fevereiro Laranja foi criada em 2005, pela União Internacional para o Controle do Câncer, com o apoio da OMS (Organização Mundial da Saúde). Ela visa combater e conscientizar as pessoas sobre a Leucemia, um dos tipos mais graves de câncer. O mês escolhido foi fevereiro pelo fato de que, no dia 4 de fevereiro, é considerado o Dia Mundial do Câncer.

A Leucemia é uma doença cuja origem, normalmente, é desconhecida. Ela afeta os glóbulos brancos, causando um grande acúmulo de células doentes na medula óssea, causando a substituição das células saudáveis. A medula óssea é um importante componente do nosso corpo, pois é nele que são produzidas das células sanguíneas.

Apesar da gravidade, a doença possui tratamento e, grande parte das vezes, é realizado de forma bem sucedida.

Foto: Reprodução InternetFevereiro Laranja e Fevereiro Roxo

Fevereiro Roxo

Enquanto a cor laranja representa o combate a Leucemia, o roxo é usado para fazer campanhas a respeito do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer. Enquanto as duas primeiras são doenças autoimunes, a última é uma doença degenerativa, que acarreta na perda progressiva da memória.

O Lúpus é uma doença que não possui cura, e que precisa de tratamento constante, para controlar os sintomas e manter a qualidade de vida do paciente. Ela pode atingir principalmente a pele, rins, articulações e o cérebro, mas também pode se manifestar nas demais partes do corpo. Seus sintomas são fadiga, febre, dor nas articulações, rigidez muscular, inchaço, vermelhidão na face, lesões na pele, dificuldade para respirar, dor no peito, sensibilidade à luz do sol, dor de cabeça, queda de cabelo, feridas na boca, desconforto geral, entre outros.

A Fibromialgia é uma patologia que está ligada ao funcionamento do sistema nervoso central e do mecanismo de supressão de dor. Ela causa dores crônicas que podem migrar por diversos pontos do corpo, mas que afetam principalmente as articulações e os tendões.

Por último e sendo a mais conhecida, o Fevereiro Roxo busca conscientizar a respeito do Mal de Alzheimer. A doença, cuja causa ainda intriga a medicina, age através de uma proteína chamada betamiloide, que se “aloja” no cérebro e, ao formar placas, causa problemas na comunicação entre os neurônios. Como resultado, o portador dessa enfermidade vai perdendo a memória de forma gradual.

Durante todo o mês de fevereiro, diversas campanhas são realizadas pelas Secretarias de Saúde visando alertar a população sobre os sintomas das doenças, as formas de tratamento e a importância de ir a consultas médicas e realizar exames com frequência.

Conheça a síndrome que causa fome incontrolável em seus portadores

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais