O que é o fenômeno meteorológico ‘secador de cabelo’?

Conheça esse fenômeno da natureza que colabora com o derretimento das geleiras.

Esse fenômeno é causado pelos chamados ventos foehn e acontecem na Antártida. Eles contribuem de maneira significativa para o derretimento das geleiras e preocupam os pesquisadores. Esses ventos percorrem as grandes montanhas da península e aumentam a temperatura do ar. Os ventos com essa característica existem também em outras regiões do mundo, porém, com nomes diferentes.

Estudos recentes apontam que esse fenômeno acontece na Antártida com mais frequência do que se imaginava: cerca de 200 vezes por ano.

Jenny Turton, da Pesquisa Britânica Antártica, explica que os ventos são quentes e sopram ladeira abaixo. A temperatura dos ventos normais sobre as plataformas de gelo durante a primavera é de -14°C, mas com os ventos foehn, ficam acima de 0°C, ponto de congelamento da água. Esse degelo resulta em grandes lagos sobre a superfície das demais camadas de gelo.

Esse fenômeno preocupa, pois afeta as plataformas de gelo da Antártida. As plataformas de gelo Larsen A e Larsen B, que ficam ao norte, já entraram em colapso devido ao fenômeno nos anos de 1995 e 2002.

Agora, a plataforma Larsen C é ameaçada. Ela possui as mesmas características que as outras plataformas, com lagos com gelo derretido. Essa água que foi descongelada pode causar rachaduras no gelo existente, que debilita o gelo, fazendo a plataforma se tornar um gigante iceberg. Esse processo leva anos para acontecer, mas o fato de um bloco de gelo tão grande se desprender do continente já preocupa desde agora.

O derretimento das geleiras é motivo de preocupação mundial há muitos anos e é um dos assuntos mais debatidos quando falamos em preservação do planeta. Com o derretimento do gelo existente nos polos, a tendência é que muitos locais do planeta fiquei debaixo d’agua nos próximos anos, fazendo com que muitas cidades e ilhas desapareçam. Apesar da contribuição desse fenômeno, a maior parte dos degelos acontece em decorrência do aquecimento global.

Foto: PixabayAntartida

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais