O que é o Dia Nacional de Anchieta?

Saiba o que significa essa data comemorativa.

Hoje, dia 09 de junho é comemorado o Dia Nacional de Anchieta. Não é uma data comemorativa tão famosa como o Natal ou o Dia das Mães, mas é um dia que diversas pessoas fazem questão de lembrar devido a pessoa homenageada.

Mas afinal, o que é essa data e como ela foi criada?

A data surgiu como uma forma de homenagear José de Anchieta, padre jesuíta do século XVI, que veio ao Brasil com o objetivo de catequizar os povos indígenas.

Anchieta é uma pessoa que é reconhecida por ser um dos fundadores da cidade de São Paulo e por seus importantes feitos. Ele também é lembrado por ter sido beatificado no ano de 1980, pelo Papa João Paulo II e por ter sido canonizado em 2014, pelo Papa Francisco. Além disso, para os católicos, ele também é considerado o Apóstolo do Brasil.

O padre nasceu no ano de 1934, na cidade de São Cristóvão de Laguna, no Arquipélago das Canárias, Espanha. Quando tinha 14 anos, ele se mudou para Portugal, onde estudou filosofia. Em 1553, ele veio para o Brasil para passar os índios os ensinamentos católicos. Enquanto esteve vivo, ele contribuiu também para a fundação de escolas e hospitais.

Ele foi o responsável por escrever o primeiro vocabulário da língua tupi-guarani, além de diversas cartas e poemas com temas religiosos. Ele também escreveu a importante obra Gramática da Língua Brasília, obra especializada no idioma dos indígenas que povoavam o Brasil durante o período de colonização.

Através da lei nº 5.196, de 24 de dezembro de 1966, o dia 09 de junho foi instituído oficialmente como Dia Nacional de Anchieta, data em que o padre morreu, no ano de1597.

Foto: Reprodução internetDia Nacional de Anchieta

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais