O que é o Dia do Soldado Desconhecido?

O Dia do Soldado Desconhecido foi criado em homenagem aos soldados mortos durante a guerra, mas que não tiveram sua identidade confirmada.
Foto: Reprodução InternetMonumento ao Soldado Desconhecido

No dia 28 de novembro é comemorada uma data um tanto curiosa, mas que tem um significado nobre. Estamos falando do Dia do Soldado Desconhecido.

A data é dedicada aos soldados que morrem durante a guerra, mas que por diversos motivos, não tem seus corpos identificados. Normalmente, quando os soldados morrem durante a guerra, seus corpos são enviados para a cidade natal, para que a família faça o sepultamento.

Porém, em alguns casos (não raros), muitas vítimas não são identificadas e, por isso, não são transportadas para que os parentes façam um enterro digno. Para preservar a memória desses guerreiros, muitos países constroem monumentos em suas homenagens, denominados como “Túmulo do Soldado Desconhecido”.

A maioria dessas construções é simbólica, mas também existem aquelas onde estão enterrados os restos mortais desses soldados desconhecidos.

Esse tipo de homenagem começou a ser feita no Reino Unido em 1920, durante a Primeira Guerra Mundial. Um soldado faleceu durante os combater e foi enterrado na Abadia de Westminster pelo Governo, como forma de agradecer a bravura com que lutou pelo país.

No ano seguinte, um dos túmulos mais famosos em homenagem à soldados sem identificação foi construído sob o Arco do Triunfo de Paris, também visando preservar a memória de homens que lutaram na Primeira Guerra Mundial.

No Brasil, um monumento foi construído no Rio de Janeiro em junho de 1960. Ele contém uma urna com os restos mortais de soldados brasileiros que morreram na Segunda Guerra Mundial, mas não tiveram seus corpos identificados.

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais