O que é o Círculo de Fogo do Pacífico?

Também chamado de Anel de Fogo, a região abrange diversos países e possui grande influência sobre fenômenos naturais e climáticos.

O Planeta Terra possui lugares distintos e com características que, muitas vezes, são únicas da região. É o caso do Círculo de Fogo do Pacífico, um local que tem uma particularidade que pode afetar a vida de muitas pessoas.

O Círculo de Fogo, também chamado de Anel de Fogo, é um local que possui cerca de 40 mil km de extensão e tem formato de ferradura. Ele fica no norte do Oceano Pacífico, abrangendo países como o Japão, Indonésia, Nova Zelândia, Filipinas, ilhas do Pacífico Sul e também a costa do continente americano que é banhada por esse oceano.

Além disso, ele fica nas extremidades de uma das maiores placas tectônicas do mundo. Devido a essa localização, nele existe uma grande quantia de arcos vulcânicos, cordilheiras e fossas oceânicas.

Entre os mais de 1.500 vulcões que existem no mundo, pelo menos 450 deles ficam na região, incluindo alguns dos mais ativos do mundo e um dos mais conhecidos, o Monte Fuji, no Japão.

Por estar localizado na beirada de uma placa tectônica, a atividade sísmica na região é algo comum. Estima-se que 90% dos terremotos já registrados no mundo aconteceram no Círculo de Fogo.

Foto: WikipédiaO Círculo de Fogo do Pacífico é uma área com uma grande quantia de arcos vulcânicos, cordilheiras e fossas oceânicas.
O Círculo de Fogo do Pacífico é uma área com uma grande quantia de arcos vulcânicos, cordilheiras e fossas oceânicas.

No local, a cada cinco minutos, pelo menos um tipo de atividade sísmica é registrada pelos sismógrafos. A existência desses eventos naturais explica a quantia de vulcões que se formaram na região ao longos de milhares de anos.

Por causa da geografia do local, ele é o responsável por influenciar diversos fenômenos naturais e climáticos, como tsunamis e furacões, além dos já citados terremotos.

Nessa área aconteceram alguns dos maiores desastres ambientais do Planeta Terra, como, por exemplo, o tsunami provocado após um terremoto de magnitude 9,1 e matou 230 mil pessoas. O evento afetou 14 países.

Apesar do “perigo” dessa região, alguns dos vulcões existentes no Círculo de Fogo são bastante frequentados por turistas. Não é raro encontrarmos visitantes e agências de turismo oferecendo passeios no local, seja através de barcos ou de helicópteros.

Descubra: Como as rochas poderiam ser capazes de prever terremotos?

Se encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão de curiosidade, entre em contato através da nossa fanpage no Facebook

FONTE: Dr. Curioso

Compartilhe este artigo:

Veja mais